CossBrasil
Otolito

 
início
 
quem somos
 
o que são otólitos
 
qual sua relevância
 
a coleção
 
trabalhos publicados
 
glossário
 
bibliografia
 
origem do material
 
acervos e coleções
 
acesso à coleção
 
 
 
Creative Commons License
O conteúdo deste site é disponibilizado sob licençaCreative Commons Attribution 3.0 Brazil.

Pesquise por: 


Exemplo: Urophycis mystacea

A Coleção de Otólitos de Peixes Teleósteos da Região Sudeste-Sul do Brasil (COSS-Brasil) está sediada no Laboratório de Ictiofauna e Crescimento (LABIC) do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, sob responsabilidade e curadoria da Profa. Dra. Carmen L. D. B. Rossi-Wongtschowski. A coleção de otólitos está armazenada em um banco de dados que é regularmente atualizada, contendo até o momento 51923 otólitos de 201 espécies distintas. O site COSS-Brasil oferece um catálogo online de otólitos. Veja aqui a lista completa de espécies da coleção.

Como citar:
Rossi-Wongtschowski, C. L. D. B.; Chalom, A.; Siliprandi, C. C.; Brenha-Nunes, M. R.; Conversani, V. R. M.; Santificetur, C. & Giaretta, M.B. 2016. COSS-Brasil: Coleção de Otólitos de Peixes Marinhos da Região Sudeste-Sul do Brasil. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. www.usp.br/cossbrasil (versão 2016).

Homenagem
A ideia desta coleção de otólitos deve ser creditada ao Prof. Dr. Gelso Vazzoler que há muitos anos vislumbrou a importância da mesma. Ao Prof. Gelso Vazzoler, nossa homenagem.

Apoio Financeiro: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
Apoio Institucional: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo - IOUSP.
Agradecemos ao prof. Paulo Inácio Prado e ao Laboratório de Ecologia Teórica pelo servidor onde são geradas as estatísticas do site.

Este site está disponível em português e inglês.