Base de dados de bens tombados da USP - BENS
Base de dados de obras escultóricas da USP - ESCULT
Base de dados bibliográfica - BIBLI
Base de dados de especialistas na área de preservação de bens culturais - CADE
Base de dados de instituições nacionais e internacionais - CADIN
Base de dados de museus brasileiros - CAMUS


Cadastro de instituições
Cadastro de museus


APRESENTAÇÃO

O Banco de Dados sobre Patrimônio Cultural, programa do Centro de Preservação Cultural – CPC/USP, tem como objetivo integrar e tornar acessíveis informações e documentos na área de Preservação de Bens Culturais, envolvendo as questões ligadas ao patrimônio cultural, arquitetônico e artístico: proteção, inventário, conservação e restauro.

As atividades do Banco de Dados incluem a coleta de informações, análise de conteúdo, e seu processamento e disseminação. O desenvolvimento das várias bases de dados é realizado através de contatos com órgãos oficiais de proteção do patrimônio, universidades, institutos e centros de documentação e memória, órgãos e associações de classe, bem como pesquisas na Internet e publicações especializadas, nessa área multidisciplinar.

Mantém as seguintes bases de dados informatizadas:

Bens tombados da USP
Obras escultóricas da USP
Base de dados bibliográfica
Especialistas na área de preservação de bens culturais
Instituições nacionais e internacionais
Museus brasileiros

As bases de dados estão acessíveis online, e possibilitam pesquisas. Os serviços de consulta e cadastramento são gratuitos. A indexação de registros, no programa CDS-ISIS, é realizada nas bases locais, seguindo os campos preenchidos nos formulários recebidos pelo Banco de Dados/CPC. Foram desenvolvidos cadastros específicos para cada base de dados, enviados a pessoas/instituições atuantes na área de patrimônio cultural.


Base de dados de bens tombados da USP - BENS

Registra os bens tombados ou em processo de tombamento da USP, nas instâncias municipal, estadual e federal. Inclui os bens imóveis e, também, os acervos e as coleções abrigados nas unidades, institutos ou museus da USP. Pode-se acessar as imagens digitalizadas.



Base de dados de obras escultóricas da USP - ESCULT

Possui registros das obras existentes nos diversos campi da Universidade de São Paulo, tais como: dados descritivos e históricos das obras; autor; tipo de escultura; localização. Pode-se acessar as imagens digitalizadas.



Base de dados bibliográfica - BIBLI

Contém registros de monografias, teses, anais de eventos e periódicos pertencentes ao Centro de Preservação Cultural da USP. Também estão incluídos artigos de assuntos relevantes às áreas de atuação do CPC. Estão cadastradas obras que tratam de Arquivos e Arquivologia, Museus e Museologia, e de todos os aspectos da Conservação e Restauração de bens culturais – conceitos, aspectos históricos, teóricos, éticos, técnicos e científicos.



Base de dados de especialistas na área de bens culturais - CADE

Contém registros de profissionais brasileiros que desenvolvem atividades práticas, docentes ou de pesquisa voltadas à preservação do patrimônio cultural, e que estejam devidamente credenciados em órgãos e/ou instituições reconhecidos na área.



Base de dados de instituições nacionais e internacionais - CADIN

Inclui registros com informações sobre as atividades, especialidade, horário de funcionamento, natureza, cursos regulares, entre outras, de instituições ligadas à Preservação de Bens Culturais, com exceção dos museus brasileiros, registrados em base específica.



Base de dados de museus brasileiros - CAMUS

Contém dados cadastrais sobre os museus brasileiros, indexados a partir de formulário desenvolvido em parceria com a Vitae (Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social). Informações sobre o histórico, natureza da instituição, caracterização dos acervos, atividades especializadas desenvolvidas, horário de funcionamento, integram esse cadastro.