CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL

O Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

O CPC tem por missão promover ações e reflexões sobre o campo do patrimônio cultural, bem como em colaborar na identificação, preservação, valorização e extroversão dos bens culturais da USP

CASA DE DONA YAYÁ

O Centro de Preservação Cultural está localizado na Casa de Dona Yayá, um imóvel tombado localizado no centro de São Paulo, na região conhecida como Bexiga. Trata-se de um lugar de memória das questões de gênero e saúde mental em função do local ter servido de residência e de sanatório particular para sua mais ilustre moradora, a senhora Sebastiana de Mello Freire, conhecida como Dona Yayá, diagnosticada em sua juventude como portadora de transtornos mentais. A Casa é reconhecida como patrimônio cultural do município e do estado de São Paulo: nela o CPC promove seu uso qualificado por meio de atividades de cultura e extensão universitária.

PATRIMÔNIO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O CPC desenvolve ações sistemáticas de reconhecimento, interpretação, difusão e valorização do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo, bem como colabora em sua preservação e salvaguarda. Entre as ações desenvolvidas pelo CPC relacionadas aos bens culturais da USP encontram-se a manutenção de bases de dados e sistemas de informação, produção de exposições, publicações e outras formas de extroversão, cursos, seminários, oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Acompanhe nossa programação de cursos, oficinas, seminários, Domingos na Yayá, exposições, apresentações artísticas, ações educativas, entre outras de nossas muitas atividades.

Patrimoniar #12. Mestre Rabi Batukeiro e o Bloco ÉdiSanto

Assistimos em tempos recentes à ação de uma série de coletivos culturais atuantes nas periferias urbanas que trabalham dimensões de ancestralidade, identidade e memória, articulando questões raça, gênero e classe e promovendo a salvaguarda de expressões culturais de grupos sistematicamente silenciados. Tratam-se de indivíduos e grupos atuantes na promoção e transmissão dessas manifestações culturais para …

Um primeiro roteiro audiovisual: memória de vida / histórias da família

Curso de Difusão As trajetórias familiares, para além do interesse particular, se relacionam com períodos históricos e fenômenos sociais importantes, fazendo parte da memória da cidade e do país, constituindo em diversos sentidos o nosso patrimônio material e imaterial. Partindo desse entendimento, este curso propõe desenvolver roteiros de curtas-metragens com base nas histórias de família …

Conversas com pesquisadores: lançamento das publicações dos Roteiros do Patrimônio da USP

Nos dias 3 de abril e 8 de maio de 2024 ocorrerá o lançamento das publicações do projeto Roteiros do patrimônio da USP, iniciativa do CPC de extroversão e valorização dos bens culturais da Universidade de São Paulo. Os livretos apresentam uma sugestão de itinerário patrimonial em três diferentes territórios nos quais se localizam edifícios, …