CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL

O Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

O CPC tem por missão promover ações e reflexões sobre o campo do patrimônio cultural, bem como em colaborar na identificação, preservação, valorização e extroversão dos bens culturais da USP

CASA DE DONA YAYÁ

O Centro de Preservação Cultural está localizado na Casa de Dona Yayá, um imóvel tombado localizado no centro de São Paulo, na região conhecida como Bexiga. Trata-se de um lugar de memória das questões de gênero e saúde mental em função do local ter servido de residência e de sanatório particular para sua mais ilustre moradora, a senhora Sebastiana de Mello Freire, conhecida como Dona Yayá, diagnosticada em sua juventude como portadora de transtornos mentais. A Casa é reconhecida como patrimônio cultural do município e do estado de São Paulo: nela o CPC promove seu uso qualificado por meio de atividades de cultura e extensão universitária.

PATRIMÔNIO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O CPC desenvolve ações sistemáticas de reconhecimento, interpretação, difusão e valorização do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo, bem como colabora em sua preservação e salvaguarda. Entre as ações desenvolvidas pelo CPC relacionadas aos bens culturais da USP encontram-se a manutenção de bases de dados e sistemas de informação, produção de exposições, publicações e outras formas de extroversão, cursos, seminários, oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Acompanhe nossa programação de cursos, oficinas, seminários, Domingos na Yayá, exposições, apresentações artísticas, ações educativas, entre outras de nossas muitas atividades.

Patrimoniar #13. Lilian Miranda Bezerra e José Hermes Martins Pereira: O mundo dos arquivos

O mundo dos acervos costuma ser dividido em três esferas: o dos acervos bibliográficos, o dos acervos museológicos e os acervos arquivísticos. Entre bibliotecas, museus e arquivos, estes últimos costumam soar aos não iniciados como entidades um tanto herméticas ou insossas: meros repositórios de documentos velhos sem maiores atrativos. Arquivos, contudo, são fundamentais para articular …

Chamada de trabalhos para o III Seminário Patrimônio cultural universitário

Uma miríade de manifestações culturais caracteriza o dia-a-dia da vida universitária: estudantes, docentes, profissionais das universidades e demais frequentadores e entusiastas dos campi universitários constituem grupos sociais detentores de inúmeros bens culturais específicos da experiência universitária. De tradições e práticas de aulas e de laboratórios aos rituais ligados às manifestações esportivas, políticas e artísticas promovidas …

Oficina de Fotografia: olhando o bairro do Bixiga

O que é que caracteriza o bairro do Bixiga? Que dimensões materiais e imateriaisatravessam este bairro e nos contam sua história? Através de aulas teóricas e práticas defotografia, onde abordaremos as questões técnicas básicas junto a temas como cidades,fotografia de rua, documentário e documentário imaginário, percorreremos o bairro embusca de imagens que contem algo sobre …