São Paulo, 25 de março de 1998.

 

CODAGE/CIRC/022/98
/tc

 

       A questão energética é um dos assuntos mais relevantes da atualidade, pois está relacionada a outros temas igualmente importantes, como a cidadania, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentado, entre outros.

      Diversos núcleos de pesquisa, internos e externos à Universidade de São Paulo, têm se ocupado deste tema em seus trabalhos, trazendo assim, importantes contribuições para o desenvolvimento do setor energético brasileiro.

      No âmbito interno, a Universidade de São Paulo constitui-se numa grande usuária de energia elétrica, com consumo equivalente ao de um município de aproximadamente 40 mil habitantes. Pesquisas recentes permitem afirmar que o uso da energia elétrica dentro da USP se apresenta de forma pouco articulada, sem maior preocupação com suas eventuais conseqüências, quer de ordem administrativa ou comportamental, e apontam ainda que a Universidade tem grande potencial de conservação de energia, superiores a 20% em alguns edifícios analisados.

      Uma das maneiras da USP tratar esta questão é através da aplicação efetiva dos conceitos ministrados aos seus alunos em cursos de graduação e pós-graduação. Assim, foi criado o Programa Permanente para o Uso Eficiente da Energia Elétrica da USP em que visa não apenas o incentivo ao uso adequado da energia, mas principalmente, a divulgação de conceitos e a formação de usuários e profissionais conscientes da importância do tema "uso racional e eficiente de enegia".

      Sendo assim, temos a honra de convidá-lo a participar deste Programa, desde já, afixando junto ao interruptor de sua sala o adesivo que acompanha o prospecto encaminhado em anexo, que aponta um conjunto de medidas simples de combate ao desperdício de energia elétrica.

      Certos de poder contar com sua colaboração, despedimo-nos.

Atenciosamente. 

 

Prof. Dr. Hélio Nogueira Cruz
Coordenador de Administração Geral