São Paulo, 26 de outubro de 1999.

 

CODAGE/CIRC/74/99
/tc

 

       A questão do uso adequado da energia tem se constituído numa das maiores preocupações da sociedade neste final de século e diversas iniciativas, tanto de âmbito nacional como mundial, tem sido tomadas objetivando adequar o uso da energia aos recursos energéticos existentes.

       A Universidade de São Paulo tem procurado contribuir com esta demanda da sociedade, formando profissionais em cursos de graduação e de pós-graduação que possam contribuir com as iniciativas mencionadas, difundir conceitos de gestão energética e aplicar em suas instalações tais conceitos. Neste sentido a criação do Programa Permanente para o Uso Eficiente da Energia Elétrica na USP trata-se de iniciativa pioneira no setor educacional brasileiro, com desdobramento em outras instituições de ensino, e que permite a Universidade praticar em suas instalações os conceitos que ministra em suas salas de aula.

       A Universidade de São Paulo é, hoje, um grande consumidor de energia, em particular de energia elétrica. Em 1998 os gastos com energia elétrica alcançaram R$ 9,6 milhões, sendo que a taxa de crescimento do consumo tem se situado, nos últimos anos, em torno de 9% ao ano. A Universidade paga mensalmente mais de 260 faturas de energia.

       Por outro lado, pesquisas recentes permitem afirmar que é possível reduzir o consumo de energia e mesmo assim, melhorar a qualidade das instalações oferecidas aos alunos, professores e funcionários. Para tanto é necessário investir na modernização de equipamentos de uso final (luminárias, aparelhos de ar-condicionado, etc.) nos projetos e reformas de edificações e no aspecto comportamental. Lâmpadas acesas sem necessidade, equipamentos elétricos sem a devida manutenção ou mal dimensionados, por exemplo, colocam o nível de desperdício em determinadas edificações, acima de 30%.

       Preocupado com estas questões, o Programa para o Uso Eficiente da Energia Elétrica na USP procura difundir conceitos sobre o uso adequado da energia, tendo realizado palestras educativas e cursos de treinamentos para engenheiros e administradores de Unidades. A presente iniciativa insere-se no mesmo contexto, o cartaz é material que procura destacar a importância desta questão junto à comunidade e tem a função de chamar a participação os usuários de nossas instalações. Dessa forma procuramos abordar a componente comportamental das ações.

       A componente comportamental torna-se mais importante ainda pois corresponde ao conjunto de atividades de maior benefício/custo, permitindo alcançar economias que poderão alavancar novas ações no futuro.

       Assim sendo, gostaríamos de convidá-lo a participar deste Programa, afixando os cartazes que acompanham esta correspondência, e adotando medidas simples, como apagar as luzes quando desnecessárias, por exemplo.

       Colocamo-nos à sua disposição e aproveitamos para convidá-lo a visitar o site deste Programa na internet

http://www.pea.usp.br/gepea/programas/conservusp/

Atenciosamente.

 

Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz
Coordenador de Administração Geral