São Paulo, 12 de setembro de 2007.

 

 

CODAGE/CIRC/047/2007

/ppc

 

 Ref.: Novo Cartão USP Smart

 

Prezado (a) Dirigente,

 

Informamos a V.Sa que a USP está implantando um novo modelo de Cartão de Identificação, com chip eletrônico integrado, utilizando a tecnologia RFID (Rádio Frequency Identification) para comunicação com os dispositivos de leitura e gravação.

 

O novo Cartão USP Smart manterá as funcionalidades atuais do código de barras e da tarja magnética, complementando-as com o chip eletrônico. Este novo dispositivo permitirá implantar novas aplicações dentro da Universidade, como por exemplo, a bilhetagem eletrônica das refeições dos restaurantes universitários.

 

A tecnologia escolhida e empregada nos novos Cartões USP Smart é similar à dos bilhetes eletrônicos de transportes da empresa SPTrans, bem como da grande maioria das empresas de transportes nacionais, e proporcionará maior agilidade e facilidade na leitura de dados em pontos de acesso eletrônico, agregando mais segurança e confiabilidade aos dados armazenados no Cartão.

 

A implementação do novo Cartão USP Smart irá propiciar ao servidor da USP a possibilidade, sem custos, de substituição da sua foto atual por outra de sua preferência, desde que apropriada ao uso corporativo. Para tanto, ficará disponível no Sistema MarteWeb uma funcionalidade que, de forma similar à dos sites de relacionamento existentes na WEB, o próprio usuário comandará a substituição da sua foto por meio de um simples upload do arquivo da foto escolhida. Entretanto, como alternativa ao procedimento acima, o Departamento de Informática continuará recebendo da área de pessoal da Unidade, o formulário de envio de foto para digitalização, disponível no Sistema MarteWeb.

  

A outra novidade é a de propiciar o seu uso como crachá corporativo, pois o novo layout corrige uma falha do cartão atual, facilitando a leitura do nome da pessoa à curta distância. Neste sentido, no anverso do cartão constará em destaque, um nome simples, que poderá ser escolhido e cadastrado pelo próprio servidor no Sistema MarteWeb. Para fins de identificação pessoal, o nome completo do servidor constará no verso do cartão.

 

Os procedimentos acima serão acompanhados pela área de pessoal, que no período planejado validará as informações prestadas pelos servidores da Unidade/Órgão, garantindo assim a veracidade e qualidade dos dados cadastrados no Sistema. As datas previstas para a implantação são as seguintes:

 

de 13/09/2007 a 24/09/2007

de 25/09/2007 a 04/10/2007

05/10/2007

Período para troca de fotos e cadastramento do nome simplificado.

Período de validação dos dados pela Seção de Pessoal.

Início da impressão dos novos Cartões.

 

Mais informações estarão disponíveis no próprio Sistema MarteWeb, item de menu “Cartão USP”, que poderá ser acessado pelo endereço web http://www.sistemas.usp.br/marteweb.

 

Contamos com a colaboração de V.Sa. no sentido de promover ampla divulgação destas informações aos servidores da sua Unidade/Órgão, bem como dar ciência à respectiva área de pessoal a fim de que as providências sejam tomadas.

 

Atenciosamente,

 

 

Prof. Dr. Douglas Wagner Franco

Coordenador de Administração Geral