UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

EDITAL Nº 26/2015/ECA

ABERTURA DE CONCURSO PARA PROVIMENTO EFETIVO DE 1 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE MÚSICA, NA ÁREA DE “INSTRUMENTOS: TROMBONE E TUBA”.

A Diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo torna público, a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão realizada em 24.06.2015, estarão abertas no período de 26 de junho à 24 de agosto de 2015, de 2ª a 6ª feira das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h00, exceto feriados e pontos facultativos, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3 em Regime de Turno Completo – RTC, junto ao Departamento de Música (cargo - nº 1088203 – claro nº 420654, criado pelo artigo 1º da Lei complementar nº 1.009, de 21.05.2007 – distribuído pela Portaria GR Nº 6.644, de 08 de abril de 2015), recebendo o salário de R$ 4.421,90 (maio/2015), com base no programa da área de “Instrumentos: Trombone e Tuba”, que se regerá pelos artigos 132 a 148 do Regimento Geral e disposições estatutárias e regimentais pertinentes.

1.   As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes, sita a Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar, sala 130, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” devendo o candidato apresentar:

I - Memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos, devendo salientar o conjunto de suas atividades didáticas e contribuições para o ensino. Os comprovantes dos trabalhos acadêmicos produzidos deverão ser acompanhados de um exemplar do respectivo trabalho.  Toda a comprovação deverá ser anexada em apenas uma via.  O material permanecerá depositado no Setor de Concursos da ECA, por 120 (cento e vinte) dias, a contar da homologação do Relatório Final da Comissão Julgadora pela Congregação da Unidade. Findo o prazo acima, e não havendo manifestações por parte dos inscritos para a retirada da respectiva documentação, ela será descartada em sua totalidade;

II - prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecida ou de validade nacional (cópia e original);

III - prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino (cópia e original);

IV - título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia e original);

V – cédula de identidade (RG/RNE cópia e original);

VI – CPF (cópia e original);

Parágrafo 1º: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III, IV V e VI, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial. 

Parágrafo 2º: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo 3º: A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou seu representante. No caso de representação o portador deverá apresentar a documentação do candidato, acima descrito, além da procuração.

Parágrafo 4º: Não serão recebidas inscrições pelo correio, ou por e-mail, ou por fax.

2.   As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital. 

Parágrafo único: O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições.

3.   As provas constarão de:

I - julgamento do memorial com prova pública de arguição (peso 5);

II - prova didática (peso 3);

III - prova prática (peso 2);

4.   O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I – produção científica, literária, filosófica ou artística;

II – experiência didática universitária;

III – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV – atividades profissionais;

V – diplomas e dignidades universitárias.

5.   Prova Prática: Será pública e dividida em duas etapas:

Primeira etapa: Cada candidato deverá se apresentar num recital com trombone-tenor, trombone-baixo e tuba-tenor, devendo constar, obrigatoriamente, uma peça de cada item abaixo:

1)  Para Trombone-tenor (20 minutos):

a)  Peça do período barroco: VIVALDI, A. – Sonata in Bb major, RV47 (movimentos I-II-IV), ou, PERGOLESI, G.B. – Sinfonia (movimentos I-II-IV; transc. Ralph Sauer);

b)  Peça em estilo Romântico: GUILMANT, A. – Morceau Symphonique, op.88; ou DAVID, F. – Concertino Op. 4 (III movimento); ou ainda SAINT-SAËNS, C. – Cavatine op. 144.

c)   Peça séc. XX: SALZÉDO, C. – Pièce Concertante, op. 27; ou STOJOWSKI, S. – Fantasy; ou HINDEMITH, P. – Sonata - (movimentos I-IV); ou ROPARTZ, J.G. – Pièce en Mi bemol mineur.

d)  Obra significativa de autor brasileiro: SANTORO, C. – Fantasia Sulamérica ou MACEDO, N. – Fantasia Concerto.

2)  Para Trombone-baixo (20 minutos):

a)  Peça do período barroco: VIVALDI, A. – Sonata No. 3 in A minor RV43 (movimentos I-II-IV), ou, MARCELLO, B.: Sonata 3 in A minor. Op. 2 (movimentos I-II-IV);

b)  Peça em estilo romântico: SACHSE, E. – Konzert (III movimento), ou Von WEBER, C.M. – Romanza Appassionata ou ainda FAURÉ, G. – Sicilienne;

c)   Peça séc. XX: BOZZA, E. – New-Orléans ou, VILLETTE, P. – Fantaisie Concertante, ou GEORGE, T.R. – Concerto ou ainda, SULEK, S. – Sonata (Vox Gabrieli);

d)  Obra significativa de autor brasileiro: CÔRTES, E.V. – Introdução e Desafio ou GAGLIARDI, G. – Peça Concertante.

3)  Para Tuba-tenor (10 minutos):

a)               Uma obra significativa do repertório internacional:

BARAT, J.E. -Andante et Allegro ou BLAZHEVICH, V. - Concerto No. 2 (1933).

Caso o programa total exceda uma hora de duração, caberá à Comissão Julgadora eleger os trechos que serão apresentados e/ou interromper a execução de cada peça no momento que achar oportuno.

Segunda etapa: O candidato deverá demonstrar sua capacidade em aplicar e transmitir suas idéias musicais. A comissão julgadora escolherá uma peça do repertório sobre a qual o candidato fará uma exposição, identificando e apresentando soluções para problemas de ordem técnica, de estilo e de interpretação direcionada ao instrumento. O concorrente receberá a partitura da obra selecionada três horas antes de sua prova, período em que ficará recluso, preparando sua exposição, que terá duração máxima de 30 minutos.

6.   A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos e versará sobre o programa da área base do concurso.

Parágrafo único - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

7.   O programa das disciplinas base do concurso é o seguinte:

Área: “Instrumentos: Trombone e Tuba”

01.   O trombone e a sacabuxa no Barroco: histórico, repertório, principais compositores e características interpretativas.

02.   O trombone no Romantismo: histórico, repertório, principais compositores e características interpretativas

03.   O trombone na primeira metade do século XX : histórico, repertório, principais compositores e características interpretativas

04.   O trombone na segunda metade do século XX : histórico, repertório, principais compositores e características interpretativas

05.   Escrita para trombones e tubas: questões técnicas e interpretativas em obras de compositores brasileiros do século XX.

06.   Os Trombones tenor e baixo: histórico do instrumento, comparação com seus antecessores e evolução das possibilidades técnico-estéticas na escrita solista e orquestral.

07.   Os Trombones alto, contrabaixo e a Tuba: histórico do instrumento e evolução das possibilidades técnico-estéticas na escrita solista e orquestral.

08.   Técnicas tradicionais e estendidas do Trombone e Tuba: características e aplicação nos diferentes estilos do repertório.

09.   Trombone como solista: compositores mais relevantes, repertório, dificuldades técnicas e soluções.

10.   Problemas físicos e motores potencialmente decorrentes da prática instrumental de Trombone e Tuba.

8.   O ingresso do candidato aprovado no Regime de Turno Completo (RTC) dependerá da aprovação prévia da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT).

9.   O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no endereço acima indicado

    

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 25.06.2015.
Para consultar o edital acesse
www.imesp.com.br

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