UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

EDITAL Nº 29/2015/ECA

ABERTURA DE CONCURSO PARA PROVIMENTO EFETIVO DE 1 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PROPAGANDA E TURISMO, NA ÁREA DE “RELAÇÕES PÚBLICAS: PRESSUPOSTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS, PÚBLICOS E OPINIÃO PÚBLICA”. 

A Diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo torna público, a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão realizada em 24.06.2015, estarão abertas no período de 26 de junho à 24 de agosto de 2015, de 2ª a 6ª feira das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h00, exceto feriados e pontos facultativos, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3 em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP, junto ao Departamento de Música (cargo - nº 1089684 – claro nº 1014200, criado pelo artigo 1º da Lei complementar nº 1.009, de 21.05.2007 – distribuído pela Portaria GR Nº 6.644, de 08 de abril de 2015), recebendo o salário de R$ 10.049,62 (maio/2015), com base no programa da área de “Relações Públicas: pressupostos históricos, teóricos, públicos e opinião pública”, que se regerá pelos artigos 132 a 148 do Regimento Geral e disposições estatutárias e regimentais pertinentes.

1.   As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes, sita a Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar, sala 130, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” devendo o candidato apresentar:

I - Memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos, devendo salientar o conjunto de suas atividades didáticas e contribuições para o ensino. Os comprovantes dos trabalhos acadêmicos produzidos deverão ser acompanhados de um exemplar do respectivo trabalho.  Toda a comprovação deverá ser anexada em apenas uma via.  O material permanecerá depositado no Setor de Concursos da ECA, por 120 (cento e vinte) dias, a contar da homologação do Relatório Final da Comissão Julgadora pela Congregação da Unidade. Findo o prazo acima, e não havendo manifestações por parte dos inscritos para a retirada da respectiva documentação, ela será descartada em sua totalidade;

II - prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecida ou de validade nacional (cópia e original);

III - prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino (cópia e original);

IV - título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia e original);

V – cédula de identidade (RG/RNE cópia e original);

VI – CPF (cópia e original);

Parágrafo 1º: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III, IV V e VI, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial. 

Parágrafo 2º: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo 3º: A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou seu representante. No caso de representação o portador deverá apresentar a documentação do candidato, acima descrito, além da procuração.

Parágrafo 4º: Não serão recebidas inscrições pelo correio, ou por e-mail, ou por fax.

2.   As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital. 

Parágrafo único: O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições.

3.   As provas constarão de:

I - julgamento do memorial com prova pública de arguição (peso 5);

II - prova didática (peso 3);

III - prova prática (peso 2);

4.   O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I – produção científica, literária, filosófica ou artística;

II – experiência didática universitária;

III – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV – atividades profissionais;

V – diplomas e dignidades universitárias.

5.   Prova Prática: Elaboração de projeto de comunicação para Prefeitura de São Paulo para implantação de ciclovias nas principais avenidas da cidade, com consequente redução da área para tráfego de automóveis. Há organizações engajadas no processo de forma favorável, mas há pouco interesse da população em geral e até certa animosidade por conta dos investimentos e impacto no congestionamento. O Prefeito é defensor do projeto e caberá à área de Comunicação reforçar o processe de engajamento e aceitação.

6.   A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos e versará sobre o programa da área base do concurso.

Parágrafo único - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

7.   O programa das disciplinas base do concurso é o seguinte:

Área: “Relações Públicas: pressupostos históricos, teóricos, públicos e opinião pública”.

01.   Relações Públicas Governamentais: origens, histórico e processos.

02.   Administração pública e as esferas federal, estadual e municipal.

03.   Comunicação pública e sociedade civil.

04.   Marketing político e marketing público: conceitos e abrangência.

05.   Relações Públicas governamentais, democracia, opinião pública e sociedade.

06.   Lobby e relações governamentais.

07.   Relações Públicas governamentais no Brasil.

08.   A comunicação governamental e internet: governo eletrônico, serviços eletrônicos e cidadania.

09.   Planejamento da comunicação governamental: políticas e estratégias.

10.   Campanhas públicas e parcerias entre público e privado.

8.   O ingresso do candidato aprovado no Regime de Dedicação

Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) dependerá da aprovação prévia da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT).

9.   O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no endereço acima indicado

 

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 25.06.2015.
Para consultar o edital acesse
www.imesp.com.br

/lgsa