ESCOLA POLITÉCNICA

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES E CONTROLE DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital - EP/Concursos – 015/2015

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão de 21/05/2015, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, no período de 25/05/2015 a 24/08/2015, de segunda a sexta feira, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de um cargo/claro nº 1081721, de Professor Doutor, em RTC, referência MS-3, salário R$ 4.251,80 (quatro mil e duzentos e cinquenta e um reais e oitenta centavos), junto ao Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle, com base na especialidade “Sistemas de Televisão Digital”, que se regerá pelos artigos 44 a 48, do Regimento Interno da Escola Politécnica.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

1. - As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 - Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior - térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário preenchido pelo Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I - memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

a) - Comprobatórios (UMA VIA):

a-1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

a-2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias autenticadas ou cópias simples (os originais deverão ser apresentados na realização do concurso);

a-3. O candidato deverá retirar os materiais comprobatórios ao final do concurso. Caso o material não seja retirado em até 15 dias corridos subsequentes a realização do concurso, esse será incinerado. O mesmo não se aplica a candidatos inscritos em editais que utilizarão o mesmo material.

II - prova de quitação com o serviço militar para candidatos de sexo masculino (cópia autenticada);

III - título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia autenticada);

IV – RG ou documento com foto (cópia autenticada);

V - prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido, ou de validade nacional (cópia autenticada). Não serão aceitos protocolos.

Parágrafo 1º - Os documentos referidos nos incisos II, III, IV e V devem ser autenticados em cartório. Aos candidatos que não pertencem ao quadro de funcionários da USP, no ato da inscrição, não serão aceitas cópias simples dos documentos. 

Parágrafo 2º - Os docentes e funcionários técnicos e administrativos em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos II e III, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial e poderão entregar cópia simples dos demais documentos.

Parágrafo 3º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II, III e IV, devendo apresentar cópia das páginas de identificação do passaporte, ou outro documento previsto na legislação.

1.1.     Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2.     Não serão recebidas inscrições pelo correio e internet;

2.         As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se no Diário Oficial do Estado a decisão em edital.

2.1.     O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site do Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imesp.com.br PROVAS:

3.         O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial.

3.1.     A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2.     O candidato que se apresentar depois do início dos trabalhos ou de qualquer prova do concurso, na primeira ou na segunda fase, estará automaticamente excluído do concurso público, não sendo admitida qualquer tolerância.

3.3.     As provas constarão de:

I – Julgamento do memorial com prova pública de arguição;

II - Prova didática;

III - Prova escrita.

4.         JULGAMENTO DO MEMORIAL

O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV - atividades profissionais;

V - diplomas e dignidades universitárias.

5.         DIDÁTICA

A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa deste edital, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo Primeiro - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

Parágrafo Segundo - O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

Parágrafo Terceiro - O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

Parágrafo Quarto – A aula deverá ser em nível de graduação.

6.         - ESCRITA

A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art. 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP. 

I - a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II - sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III - durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;

IV - as anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;

V - a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir à sessão;

VI - cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.

Parágrafo Único - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

VII - O candidato poderá usar computador nesta prova, ficando a critério da Comissão Julgadora do Concurso. A CPU será verificada, conforme determina a Circ.SG/Co/70, de 5/09/2001, e documento aprovado pela Egrégia Congregação em 28/02/2002.

RESULTADO FINAL DO CONCURSO

6.         - O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

7.         - Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

8.         - Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

9.         - O empate de indicações será decidido pela Congregação, ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maio tempo de serviço docente na USP.

10.      - A proposta de nomeação do candidato será encaminhada ao Reitor, nos dez dias subsequentes à homologação do concurso pela Congregação.

COMISSÃO JULGADORA

11.      A Comissão Julgadora será constituída por cinco membros indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento.

§ 1º - Os membros da comissão julgadora deverão possuir título acadêmico igual ou superior ao do candidato de maior titulação.

§ 2º - Dentre os membros da comissão, pelo menos um e no máximo dois deverão pertencer ao Departamento.

PROGRAMA

12.      - O programa do concurso é o seguinte:

• - Características da percepção visual, processo de varredura e amostragem espacial/temporal

• - Sinal de vídeo composto analógico, sincronismo

• - Elementos básicos de um sistema de transmissão de TV, legados dos sistemas analógicos para os padrões digitais

• - Elementos de colorimetria, modulação compatível: padrões NTSC, PAL e SECAM

• - Digitalização de sinais de vídeo, padrões e aplicações, motivações para compressão de dados

Poder Executivo - Seção I sábado, 23 de maio de 2015

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PMT:

1.         Materiais Poliméricos.

2.         Materiais Metálicos.

3.         Materiais Cerâmicos.

4.         Processos de Metalurgia Extrativa.

5.         Processos de Conformação.

Departamento de Engenharia Naval e Oceânica - PNV:

1.         Projeto do Navio.

2.         Hidrodinâmica de Sistemas Navais e Oceânicos.

3.         Tecnologia de Construção Naval.

4.         Estruturas Navais.

5.         Máquinas Marítimas e Controle de Sistemas Oceânicos.

6.         Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística.

Departamento de Engenharia Química - PQI:

1.         - Análise, Simulação e Controle de Processos Químicos.

2.         - Engenharia de Alimentos.

3.         - Engenharia Bioquímica.

4.         - Eletroquímica e Corrosão.

5.         - Fenômenos de Transporte.

6.         - Engenharia de Reações Químicas.

7.         - Separações Térmicas e Mecânicas.

8.         - Termodinâmica Química.

Departamento de Engenharia de Produção - PRO:

1.         - Trabalho, Tecnologia e Organização.

2.         - Gestão de Operações e Logística.

3.         - Gestão da Tecnologia da Informação.

4.         - Qualidade e Engenharia do Produto.

5.         - Economia da Produção e Engenharia Financeira.

Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos - PSI:

1.         - Circuitos e Instrumentação.

2.         - Circuitos e Sistemas.

3.         - Materiais e Processos para Micro e Nanossistemas.

4.         - Meios Eletrônicos Interativos.

5.         - Metodologias de Projeto de Sistemas Digitais Integrados.

6.         - Micro e Nanodispositivos.

7.         - Microondas e Optoeletrônica.

8.         - Neurocomputação Eletrônica e Sistemas Adaptativos.

9.         - Processamento de Sinais.

10.      - Processamento e Análise de Imagens.

11.      - Projeto de Circuitos Integrados.

12.      - Sistemas Eletrônicos para Computação Ubíqua.

13.      - Microondas e Ondas Milimétricas

Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle - PTC:

1.         Controle e Automação;

2.         Telecomunicações;

3.         Engenharia Biomédica;

4.         Eletromagnetismo Aplicado a Telecomunicações;

5.         Processamento e Análise Digital de Sinais.

Departamento de Engenharia de Transportes - PTR:

1.         - Infraestrutura de Transportes – Sub-área: Projeto de Vias de Transportes.

2.         - Planejamento e Operação de Transportes – Sub-área: Logística e Sistemas de Transporte.

3.         - Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais – Sub-Área: Geoprocessamento Aplicado à Engenharia.

4.         Infraestrutura de Transportes – Sub-área: Projeto e construção de pavimentos.

5.         Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais – Sub-área: Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia.

6.         - Planejamento e Operação de Transportes – Sub-área: Transporte Urbano.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

1.         As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, de segunda a sexta feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas, na Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 - Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior - Térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário a ser preenchido no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I - memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

a)        - Comprobatórios (UMA VIA):

A -1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

A -2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias e no dia do certame o candidato deverá trazer seus originais;

II - Prova de quitação com o serviço militar para candidatos de sexo masculino (cópia autenticada);

III - Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia autenticada);

IV – RG ou, no caso de candidato estrangeiro, RNE ou passaporte (cópia autenticada);

V - Prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido, ou de validade nacional (cópia autenticada).

VI - Dez exemplares da tese original ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela. 

Parágrafo 1º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos II, III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial. 

Parágrafo 2º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II e III, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e Internet;

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão, no Diário Oficial do Estado.

2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (jornal do Diário Oficial do Estado) www.imesp.com.br. PROVAS:

3. O concurso deverá ser realizado no prazo máximo de cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

3.1.  A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2. O Concurso terá as seguintes provas:

I – prova escrita;

II – defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela;

III – julgamento do memorial com prova pública da arguição;

IV – avaliação didática.

V –prova prática, de acordo com o artigo 167, parágrafo único do Regimento Geral da Universidade de São Paulo. PROVA ESCRITA A prova escrita que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art.  139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP a seguir:

I - a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II - sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III - durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos; I

V - as anotações efetuadas durante o período de

• - Compressão de imagens: padrão JPEG, transformadas espaciais, quantização, codificação estatística

• - Compressão de vídeo: padrão MPEG-1, compensação de movimento, sintaxe de fluxo de dados, Padrão MPEG-2

• - Características da percepção auditiva, mascaramento, compressão de áudio com codificador perceptual

• - Transmissão digital: padrão ATSC, compensação de interferências, efeitos de multi-percurso, sistema COFDM, sistemas ISDB-T e DVB-T

• - Distribuição de TV a cabo: topologias, critérios de projeto, amplificadores, medidas de desempenho Disciplinas de graduação: PTC2547 - Princípios de televisão digital, PTC2432 - Teoria das Comunicações I

Referências

M. Robin, M. Poulin, Digital Television Fundamentalsi, McGraw-Hill, 1998

J. Mitchell, et.al., MPEG Video Compression Standard, Chapman & Hall, 1997

A. F. Inglis, A. Luther, Video Engineering, McGraw-Hill, 1996

E. R.Bartlett, Cable Television Technology and Operations,McGraw-Hill, 1990

S. Haykin, M. Moher, Sistemas de Comunicação, 5ª edição, Bookman, 2011

ADMISSÃO

13. A admissão do candidato aprovado no RTC – Regime de Turno Completo dependerá de aprovação prévia da CERT. 

14. O candidato indicado pela Comissão Julgadora deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Escola Politécnica da USP, para dar andamento a sua contratação.

15. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprovação em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME, nos termos do art. 47, VI da Lei nº 10.261/68.

16. O candidato estrangeiro aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse se apresentar visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

17. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação dos candidatos aprovados.

Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);

Informações dos editais publicados acesse o site www.imesp.com.br

Contatos: e-mail: svorcc@poli.usp.br

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 23.03.2015.
Para consultar o edital acesse www.imesp.com.br

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