UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ

EDITAL/ESALQ/USP/ATAC/042-2015

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, JUNTO AO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” – ESALQ, DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor da ESALQ torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 28/05/2015, estarão abertas, pelo prazo de 60 dias, de 08 de junho a 06 de agosto de 2015, das 8 às 11 e das 13:30 às 16:30 horas, todos os dias úteis, exceto aos sábados, feriados e pontos facultativos, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, em RDIDP, referência MS-3, cargo: 109.5170; claro: 149.225, com salário de R$ 9.663,03, junto ao Departamento de Ciências Biológicas, na Especialidade: Ecologia; Disciplina: “Ecologia Vegetal”, nos termos do art. 125, § 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

ESPECIALIDADE: Ecologia

DISCIPLINA: Ecologia Vegetal

1.   - Introdução à Ecologia Vegetal e Noções sobre a Questão Ambiental A Expansão da Fronteira Agrícola, a Redução dos Ecossistemas Naturais e o Surgimento dos Agroecossistemas; Desenvolvimento Agrícola Sustentado.

2.   - Conceitos Básicos de Ecologia Habitat, Nicho Ecológico, Ecossistema, Relações Tróficas; Ciclos Biogeoquimicos, População, Comunidade e Ecossistema.

3.   - Descrição de Comunidades Vegetais e Fitogeografia do Brasil

Levantamentos Fisionômicos, Florísticos e Fitossociológicos; Principais Formações Vegetais Brasileiras.

4.   - Processos Relacionados à Organização de Comunidades Vegetais Fatores e Regimes de  Perturbação; Dinâmica da Serapilheira e da Decomposição; Mecanismos de Manutenção da Biodiversidade.

5.   - Interações Ecológicas em Comunidades Vegetais Ecologia da Polinização; Ecologia da Dispersão; Ecologia da Germinação e Banco de Sementes.

6.   - Evolução e Regeneração das Comunidades Vegetais Sucessão Ecológica; Sucessão Secundária e Grupos Ecológicos; Regeneração de Florestas Tropicais.

7.   - Agroecologia Problemas Ambientais na Agricultura Brasileira Moderna; Bases Ecológicas para a Agroecologia.

8.   - Sistemas Agroflorestais Bases e Principais Sistemas Agroflorestais; Ecologia e Dinâmica em Sistemas Agroflorestais Diversificados.

9.   - Restauração Ecológica Bases da Ecologia da Restauração; Dinâmica Florestal e Restauração Ecológica; Microbacias Hidrográficas, o Ambiente Ciliar e as Formações Ciliares; Métodos e Técnicas da Restauração Ecológica; Seleção e Priorização de Métodos Restauração; Restauração Ecológica como Laboratório de Ecologia Experimental e Tendências Atuais. BIBLIOGRAFIA

ACIESP (1997) Glossário de Ecologia. Publicação ACIESP nº 103, 2ª Ed., 352p.

ALTIERI, M. (1998). Agroecologia: A Dinâmica Produtiva da Agricultura Sustentável. Editora UFRGS. Síntese Universitária nº54, 110p

FERNNES, M. (1985) Seed Ecology. Chapman and Hall Ed., 151p.

FERRI, M. G. (1980) Vegetação Brasileira. EDUSP/Livraria Itatiaia Ltda., 156p.

FUTUYMA. D. J. (1995) Biologia Evolutiva. SBG/CNPq, 2ª Ed., 631p.

IBGE (1993) Manual Técnico da Vegetação Brasileira. Manuais Técnicos em Geociência 1, 92p.

LECK, M.L.; PARKER, V.T. & SIMPSON, R.L. (1989) Ecology of Soil Seed Bank. Academic Press. Inc., 460p.

LEITÃO FILHO, H. F.(Org.) (1993) Ecologia da Mata Atlântica em Cubatão. Editora da Unesp/Editora da UNICAMP, 184p. 

MARGALEF. R. (1980) Ecologia Ediciones Omega, 952p. 

MORELLATO, L.P.(Org.) (1992) História Natural da Serra do Japi: Ecologia e Preservação de uma área de florestal no sudeste do Brasil. Editora da UNICAMP/FAPESP, 322p. 

MÜLLER-DAMBOIS, D. & ELLEMBERG, H. (1974) Aims and Methods of Vegetion Ecology. Willey & Sons, 369p.

ODUM, E.P. (1969) Ecologia EDUSP/Livraria Pioneira Ed., 220p.

PEARSON, P. et LOUVEAUX, L. (1989) Pollinisation et Productions Végétales. INRA. 663.

PIANKA, E.R. (1978) Evolutionary Ecology. Harper & How Publ. 2ª Ed., 397p.

PROCTOR, M.; YEO, P. & LACK, A. (1996) The Natural History of Pollination. Haper Collins Publ.

REMMERT, H. (1982) Ecologia EPU/EDUSP/SPRINGER, 335p. 

RICKLEFS, R.E. (1993) A Economia da Natureza. Guanabara/ koogan Ed. 3ª Edição, 470p.

GLIESSMAN, S.R. (1998). Agroecology: Ecological Processes in Sustainable Agriculture. Am. Arbor. Press. 357p.  Altieri, M. A. (1995) Agroecolgy: The Science os sustainable agriculture. Westview Press. 433p.

1.   - As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica da ESALQ, Av. Pádua Dias, 11 – Edifício Central, 1º andar, devendo o candidato apresentar:

I – memorial circunstanciado, em onze cópias, no qual sejam comprovados os títulos, tais como os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos. Por memorial circunstanciado entende-se a apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e profissional indicando motivações e significados. Esse memorial deverá ser acompanhado de UMA via da documentação correspondente ao alegado de forma que se possa correlacionar cada atividade declarada no Memorial com a respectiva peça da documentação. Os candidatos deverão entregar a documentação acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas (onze memoriais e uma documentação)

II – prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;

III – prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

IV – título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa.

V - RG.

Parágrafo Primeiro: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial. 

Parágrafo Segundo: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo Terceiro: No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação acondicionada em pastas ou caixas (tipo arquivo), com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas, juntamente com uma lista dos referidos documentos.

Observações:

A.  Não serão recebidas inscrições pelo correio, ou por e-mail, ou por fax;

B.  Poder-se-á receber inscrição através de procuração, devidamente registrada em cartório;

C.  Será observada a ordem de inscrição para fins de sorteio e realização da provas;

D.  Não será permitido uso de microcomputador para a realização da prova escrita.

2.   - As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital. 

Parágrafo Único: O concurso deverá realizar-se após a aprovação das inscrições, no prazo de trinta a cento e vinte dias.

3.   - As provas constarão de:

I – julgamento do memorial com prova pública de argüição;

Peso: 5,0

II – prova didática; Peso: 3,0;

III- prova escrita; Peso: 2,0

4.   - O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo argüição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV - atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

V - diplomas e outras dignidades universitárias.

5.   - A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa da área de conhecimento acima mencionada, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo Primeiro - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

Parágrafo Segundo - O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

Parágrafo Terceiro - O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

6.   - A prova escrita, versará sobre o programa da área de conhecimento acima mencionada e será realizada de acordo com o disposto no art. 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.

I - a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II - sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III - durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;

IV - as anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;

V - a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir a sessão;

VI - cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.

Parágrafo Único - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

7.   - O ingresso do docente em RDIDP é condicionado à aprovação da CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

8.   - Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da ESALQ da Universidade de São Paulo, no endereço acima citado.

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 01.06.2015.
Para consultar o edital acesse
www.imesp.com.br

/lgsa