UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU

Edital Nº 009/2015/FOB(ATAc)

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR TITULAR, EM RDIDP, JUNTO AO DEPARTAMENTO DE - DENTÍSTICA, ENDODONTIA E MATERIAIS ODONTOLÓGICOS – DISCIPLINA DE ENDODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

A Diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 15 de junho de 2015 e nos termos do Estatuto, Regimento Geral da Universidade de São Paulo e Regimento da Faculdade de Odontologia de Bauru, estarão abertas na Assistência Técnica Acadêmica daFOB, das 09h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sextafeira, exceto feriados, pelo prazo de 180 dias, no período de 18.06.2015 a 14.12.2015, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Titular, referência “MS-6”, em RDIDP - Regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa, com salário de R$ 14.938,99 (Quatorze mil, novecentos e trinta e oito reais e noventa e nove centavos), referente ao mês de maio/2015 da Tabela de Salários da USP), junto ao Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos - Disciplina de Endodontia, conforme cargo/claro 1026755, vago em decorrência da aposentadoria do Prof. Dr. Norberti Bernardineli.

O concurso a que se refere o presente Edital constará de:

I - JULGAMENTO DOS TÍTULOS, PESO 4 (QUATRO), compreendendo:

1- produção científica, literária, filosófica ou artística;

2-atividade didática universitária; 3- atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

4- atividade de formação e orientação de discípulos;

5- atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; 6- diplomas e dignidades universitárias. No julgamento dos títulos deverão prevalecer as atividades desempenhadas nos 5 anos anteriores à inscrição;

II - PROVA PÚBLICA ORAL DE ERUDIÇÃO, PESO 3 (TRÊS), com duração máxima de 60 minutos, de acordo com o disposto no artigo 156 e seus parágrafos do Regimento Geral da USP. 

III - PROVA PÚBLICA DE ARGUIÇÃO, PESO 3 (TRÊS), com duração máxima de 5 horas, conduzida em forma de debate e que se destina à avaliação da produção científica do candidato, da metodologia empregada em seus trabalhos, da importância de que se revestem os seus resultados e das dificuldades e problemas encontrados e superados; sobre diretrizes que, em sua opinião, devam ser dadas ao ensino da disciplina em concurso ou sobre a situação dessa disciplina dentro do contexto da FOB e do país; gestão administrativa e assuntos referentes ao ensino de graduação e pós-graduação.

1. INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas na Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, sito à Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária – Bauru – SP. Somente poderão candidatar-se ao concurso portadores do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido ou, a juízo de 2/3 dos membros da Congregação, especialistas de reconhecido valor, desde que não pertençam a nenhuma categoria docente da USP. A aprovação prévia em concurso de Professor Adjunto será considerada título adicional.

Os docentes em exercício na USP, bem como os candidatos estrangeiros, serão dispensados das exigências referidas nos itens 1.3 a 1.4.

As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a resolução em edital.

Ao inscrever-se o candidato deverá apresentar:

1.1.        Requerimento dirigido à Diretora da FOB/USP, contendo dados de qualificação pessoal (disponível na Assistência Técnica Acadêmica da FOB e no endereço eletrônico http://www.fob.usp.br/concursos-e-editais);

1.2.        Cópia da cédula de identidade (RG), ou RNE com visto permanente no caso de estrangeiro;

1.3.        Cópia da prova de quitação com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino;

1.4.        Cópia do título de eleitor e comprovante(s) de votação da última eleição; quando o caso, apresentar prova de pagamento da respectiva multa ou da devida justificativa;

1.5.        Cópia da prova de que é portador do título de Livre-Docente, outorgado pela USP ou por ela reconhecido;

1.6.        10 exemplares de Memorial circunstanciado (porém não documentado, neste momento; ver item 2.1), que comprove os trabalhos publicados e as atividades realizadas pertinentes ao concurso, bem como demais informações que permitam avaliação dos seus méritos. O Memorial deverá seguir o “Roteiro para Elaboração de Memorial para Inscrição de Candidatos a Concursos da Carreira Docente na FOB/USP”, aprovado pela Congregação em 18.09.2008 (disponível na Assistência Técnica Acadêmica da FOB e no endereço eletrônico http://www2.fob.usp.br/util/atacad/memorial/roteiro_memorial.pdf). Não serão aceitas correções ou complementações ao texto apresentado na inscrição.

2.   PRAZO PARA REALIZAÇÃO

O concurso deverá realizar-se no prazo de 30 a 180 dias, após a aprovação das inscrições e terá validade imediata, respeitados os prazos legais referentes à posse.

2.1.           Na instalação da Comissão Julgadora para o cumprimento do calendário de provas, o candidato deverá apresentar os comprovantes originais, ou cópias autenticadas, das atividades referidas em seu memorial de forma que se possa correlacionar cada atividade declarada com a respectiva peça da documentação. O candidato deverá entregar a documentação acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas.

3.   PROGRAMA DO CONCURSO

O programa referente à área que servirá de base à prova de erudição é o seguinte:

1.   Anatomia das cavidades pulpares;

2.   Abertura coronária;

3.   Instrumentos endodônticos;

4.   Instrumentação manual dos canais radiculares;

5.   Instrumentação rotatória dos canais radiculares;

6.   Irrigação dos canais radiculares;

7.   Materiais obturadores e retro-obturadores de canais radiculares;

8.   Obturação dos canais radiculares;

9.   Etiologia das pulpo e parendodontopatias;

10. Semiotécnicas endodônticas subjetiva e objetiva;

11. Medicação intra-canal;

12. Radiologia aplicada à Endodontia;

13. Biopulpectomia;

14. Necropulpectomia;

15.Pericementite;

16.Abscesso dento-alveolar;

17.Retratamento de canais radiculares;

18.Remoção de núcleo;

19.Tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompleta;

20.Reabsorções dentárias;

21.Falhas e complicações nos tratamentos endodônticos, prevenção e resolução;

22.Traumatismos dentais;

23.Cura e reparação;

24.Considerações gerais sobre cirurgias parendodônticas.

25.Microbiologia aplicada à Endodontia

4.   VALIDADE DO CONCURSO

O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

5.   O INGRESSO do docente em RDIDP é condicionado à aprovação da CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

6.   INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Sobre o candidato recairá inteira, e exclusiva, responsabilidade pelo acompanhamento das publicações de Editais, Comunicados e Convocações, referentes a este Concurso Público, a serem feitas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em uma das seguintes seções: Universidade de São Paulo, Concursos ou Editais (Site Oficial: www.imprensaoficial.com.br). Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao Concurso, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, à Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Universitária – Bauru - SP - telefone: (0xx14) 3235- 8280 – e-mail: edna@fob.usp.br.

  

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 17.06.2015.
Para consultar o edital acesse
www.imesp.com.br

/lgsa