Destaques

Prêmios no Congresso da Socesp

Data: 18/07/18

Diversos trabalhos feitos por pesquisadores da EEFE foram premiados no XXXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que aconteceu entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2018.

 

Na categoria "Melhor Tema Livre - Área Básica" a doutora pela EEFE Vanessa Voltarelli recebeu o prêmio pelo trabalho "Papel dos receptores β2-adrenérgicos sobre a função e a morfologia mitocondriais da musculatura esquelética em resposta ao exercício físico aeróbio". A pesquisadora foi orientada pela professora Patrícia Chakur Brum em seu mestrado e doutorado na EEFE. Ela é membro do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício.

 

No mesmo prêmio, o terceiro lugar foi concedido à pós-doutoranda Úrsula Paula Renó Soci, orientada pela Profa. Dra. Edilamar Menezes, com o trabalho "Perfil de microRNAs em ratas treinadas e seu potencial terapêutico em Ratos Espontaneamente Hipertensos". 

 

O pesquisador Aluísio H.R.A. Lima, doutor pela EEFE - sob orientação de Claudia Forjaz - e membro do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (Laham), conquistou o o 1º lugar no Prêmio Melhor Pesquisa Aplicada no XIX Simpósio de Educação Física e Esporte da Socesp. O trabalho premiado intitula-se “Treinamento de caminhada melhora a função endotelial, a inflamação e o estresse oxidativo sistêmicos e locais, além de reduzir a sobrecarga cardiovascular de pacientes com doença arterial periférica sintomática”.

 

O segundo lugar do mesmo prêmio foi concedido a trabalho de autoria de Graziela Amaro-Vicente, mestra pela EEFE sob orientação da docente Maria Urbana Pinto Brandão Rondon. O trabalho apresentado intitula-se "Influência dos quimiorreceptores arteriais na resposta da atividade nervosa simpática durante o exercício em pacientes hipertensos". 

 

Para saber mais sobre o Congresso, acesse o site: http://www.socesp2018.com.br/

 

---

Outros destaques EEFE