Eventos e programas

USP e as Profissões

Programa criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que tem o objetivo de fornecer subsídios aos estudantes para que se orientem na importante tarefa de optar por uma profissão. O programa compreende um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio à USP e também a realização de Feiras de Profissões. Ainda sem data definida, a apresentação da Escola de Educação Física e Esporte compreenderá visita às instalações, apresentação dos laboratórios de pesquisa e palestras informativas sobre os cursos da EEFE e sobre a área de atuação profissional. Mais informações, acesse: PRCEU.

 

Feira de Profissões 2017

  • Edição Interior – 22 e 23 de junho em São Carlos
  • Edição Capital – 24 a 26 de agosto no Parque CIENTEC

Clique aqui para mais informações

Semana de Arte e Cultura

Atividade que engloba eventos e atividades das unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP, constituída de mostra da produção de professores, alunos e funcionários (exposições artísticas e fotográficas, apresentações musicais e de danças e atividades corporais). É aberta à comunidade e é gratuita. 
 
Semana de Arte e Cultura 2017
  • Na EEFEUSP – 18 a 22 de setembro (data prevista)

Mais informações 

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2017

Integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Atividades gratuitas.
Evento organizado pela Comissão de Cultura e Extensão e pela Comissão de Pesquisa. 
 
  • Data: 18 a 22 de outubro
 
Na capital, as atividades acontecem no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI) e em outras unidades do campus Cidade Universitária, e no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), na Água Funda. Em Santos, no Monumento Nacional Engenho dos Erasmos.

Aprender com Cultura e Extensão

O Programa Aprender com Cultura e Extensão tem como objetivo  fomentar projetos na área de cultura e extensão que envolvam atividades de pesquisa desenvolvidos por alunos graduandos da Universidade de São Paulo. Essa experiência busca estreitar o relacionamento entre o corpo discente e a sociedade e oferecer a oportunidade de integração entre as atividades de ensino, pesquisa com as de cultura e extensão. 
 
 
6º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão 2017
NOVO FORMATO !
 
O objetivo deste Simpósio é reunir projetos de cultura e extensão – edição 2015/2016 – e apresentá-los em forma de pôsteres online à Comissão Avaliadora e ao público em geral. Os projetos apresentados foram avaliados por docentes USP e apreciados pela comunidade, através do Portal da PRCEU.
 
Os melhores colocados concorrerão a distinções acadêmicas e os classificados em primeiro lugar de cada área: exatas, humanidades e biológicas, poderão propor artigo para, após análise, ser publicado na Revista de Cultura e Extensão USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
 
 

Universidade aberta à 3ª idade

A Universidade aberta à terceira idade é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que tem por objetivo possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens. O projeto tem estabelecidas as seguintes condições para ingresso:

  • Prioridade: idade mínima 60 anos, como estabelece a ONU e a UNESCO;
  • Os alunos são vinculados apenas a este projeto, com direito a receber certificado de participação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando o docente determinar;
  • Disciplinas muito específicas requerem exame prévio de currículo ou entrevista com o docente responsável. Na maioria delas nada é exigido, desde que haja por parte dos candidatos condições suficientes de aproveitamento;
  • Cada Unidade da USP é soberana na gestão do projeto, administrando-o conforme suas condições internas.

Mais informações