Área do docente

Auxílio PROEX

Emissão de Pareceres

Credenciamento e Recredenciamento de Orientador

Os critérios de credenciamento e recredenciamento de orientadores seguirão o disposto no Regulamento da CCP, baixado pela Resolução CoPGr 6652. O credenciamento de orientador terá a validade de três anos. Para solicitá-lo, o interessado deve apresentar na Secretaria de Pós-Graduação:

  •  a solicitação de credenciamento indicando o nível  de orientação (Mestrado ou Doutorado);
  • a área de concentração em que pretende se credenciar;
  • formulário de credenciamento devidamente preenchido;
  • currículo Lattes com as informações referentes ao último triênio. Serão considerados como triênio os três anos anteriores à solicitação, mais os meses corridos do ano em que a solicitação for encaminhada.

A produção científica será pontuada de acordo com o disposto no Edital Normativo 01/2014

 

Credenciamento de Coorientador

Para alunos ingressantes em 2014, ou ingressantes em anos anteriores que aderiram às Resoluções CoPGr 6651 e 6652, o credenciamento de coorientador é possível tanto no Mestrado quanto no Doutorado.   A solicitação deve ser encaminhada à Secretaria de Pós-Graduação até o 22º mês no curso do aluno matriculado no Mestrado, até o 29º mês do curso do aluno matriculado no Doutorado e até o 36º mês do curso do aluno matriculado no Doutorado Direto. 

Para os alunos ingressantes em anos anteriores a 2014 e que não aderiram às Resoluções citadas, o credenciamento de coorientador só é possível para o doutorado. Nesse caso, a  solicitação deve ser encaminhada à Secretaria de Pós-Graduação até o 28º mês do curso do aluno matriculado no Doutorado, ou até o 36º mês do curso do aluno matriculado no Doutorado Direto (sem obtenção prévia do curso de Mestre).

A solicitação de credenciamento como coorientador deve ser encaminhada pelo orientador, com a anuência do aluno, juntando-se os seguintes documentos:

  • formulário de credenciamento devidamente preenchido;
  • cópia do currículo Lattes com a produção do último triênio;
  • justificativa do orientador, especificando em que tópicos específicos do projeto de dissertação/tese se dará a contribuição do coorientador.

O credenciamento do coorientador seguirá os mesmos critérios de credenciamento de orientadores do respectivo curso. 

Credenciamento de Disciplinas

Para o credenciamento de disciplinas, o interessado deverá encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação, o formulário de credenciamento de disciplinas devidamente preenchido, juntamente com a solicitação em que se indique em qual (is) área(s) de concentração a disciplina deve ser vinculada.
Para o credenciamento, serão observadas:

 

1) a importância da disciplina na estrutura curricular do programa, por área de concentração;

2) a competência do docente responsável;

3) a adequação do conteúdo programático: atualidade e abrangência;

4) a adequação da bibliografia;

5) adequação do número de créditos.

A cada cinco anos, a disciplina deve passar por uma atualização, sem a qual seu oferecimento fica prejudicado. Os procedimentos para atualização são idênticos aos procedimentos de credenciamento. 

Coordenadores de Área