2001 v15 supl4

REVISTA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Suplemento n.4 - 2001

SUMÁRIO

Apresentação        6

LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas        7
KISHIMOTO, Tizuko Morchida

Expressividade e emoção: ampliando o olhar sobre as interações sociais        15
GALVÃO, Isabel

Diferentes tipos de aprendizagem        32
La TAILLE, Yves J. J. M. R.

A dinâmica do comportamento motor, sua aprendizagem e história natural em crianças: implicações para a educação física na educação infantil        33
MANOEL, Edison de Jesus; COELHO, Kátia A.; BASSO, Luciano;LAURENTI, Milena C.C.

Formação de professores: as diretrizes dos conselhos estadual e nacional        49
CARVALHO, José Sérgio

Reflexões sobre a educação física na educação infantil        53
AYOUB, Eliana

Educação física de 1a. a 4a. série: quadro atual e as implicações para a formação profissional em educação física        61
DARIDO, Suraya Cristina

Educação física na educação infantil/experiência pedagógica        73
ROSA, Alzira Isabel

História e memória da “educação física” na educação infantil        76
ARANTES, Ana Cristina; CRUZ, Elizabete; HORA, Angélica V. da; CARDOSO, Nathália C.

Os professores de educação física atuantes na educação infantil: intervenção e pesquisa        83
RANGEL-BETTI, Irene C.

Os profissionais de educação infantil: intervenção e pesquisa        95
FERRAZ, Osvaldo Luiz

Educação física na educação infantil: pesquisa e produção do conhecimento        110
TANI, Go

Resumos dos Temas Livres        116

Resumos dos Painéis        125