Cursos

 

Duração ideal e mínima dos cursos: 8 semestres

Período integral. 

Para grade curricular, acesse aqui.

Para informações sobre ingresso, acesse: Vestibular, Transferência, Estudante Especial, Aluno Graduado, Intercâmbio.



Bacharelado em Esporte 

 

 

 

Objetivo
Formar profissionais para atuar nas atividades que envolvam o Esporte nos seus diversos níveis e tipos de organização. Capacitar o bacharel para a gestão e atuação na área esportiva, reconhecendo os potenciais e limites do corpo humano. Fornecer subsídios que possibilitem ao profissional aplicar a prática esportiva no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

 

Formação
O aluno receberá os conhecimentos necessários para atuar no planejamento, administração, organização e execução de competições, eventos esportivos e atividades voltadas a diversas populações (iniciação esportiva, atletas de alto nível, profissionais do esporte, esporte adaptado e outros). O estudante será capacitado a trabalhar na detecção de talentos esportivos, na preparação física, no treina-mento técnico-tático e na avaliação esportiva.

 

Perfil do aluno
O estudante de Bacharelado em Esporte tem suas áreas de interesse voltadas ao estudo de fenômenos da atividade esportiva em diversos segmentos da sociedade e diferentes níveis dos praticantes, da iniciação ao alto rendimento. O aluno poderá estudar os aspectos que norteiam o Esporte com enfoques psicológicos, filosóficos, históricos, biológicos, sociais, físicos, entre outros. É fundamental que obtenha constante atualização bibliográfica, faça contato com profissionais da área e equipes esportivas, participe de projetos de iniciação científica, monitoria, eventos e demais atividades que resultem em experiência acadêmica e profissional e desenvolvam seu senso crítico e participativo.

 

Locais de Atuação
Clubes, agremiações, federações, ligas, órgãos governamentais, centros comunitários, escolas de iniciação esportiva, centros esportivos, confederações, institutos de pesquisa, empresas de marketing, consultoria esportiva entre outros.

 

 

Coordenação
Prof. Dr. Alexandre Moreira

Email: coordenacao.bachesporte@usp.br

 

Bacharelado em Educação Física 

 

 

 

Objetivo
Formar um profissional capaz de planejar, implantar, desenvolver e avaliar programas de educação física no contexto não-escolar para a população em geral e indivíduos portadores de deficiências.

 

Formação
O aluno receberá os conhecimentos necessários para atuar no planejamento, implantação, desenvolvimento, administração e avaliação de programas de Educação Física voltados a populações em diferentes faixas etárias e com necessidades diversas. Poderá vivenciar essas atividades a partir de contato direto com a clientela com a qual irá trabalhar. Será capacitado a emitir pareceres, oferecer assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos em questões pertinentes à atividade física e suas interfaces com a saúde e educação, atuando de forma individualizada ou em equipe multidisciplinar.

 

Perfil do aluno
Tem suas áreas de interesse voltadas ao estudo de fenômenos da atividade física em diferentes segmentos da sociedade. Será estimulado a realizar análise dos aspectos psicológicos, filosóficos, históricos, biológicos, sociais e físicos envolvidos no movimento humano. É fundamental que o aluno do Bacharelado em Educação Física obtenha constante atualização bibliográfica, faça contato com profissionais da área e equipes esportivas, participe de projetos de iniciação científica, monitoria, eventos e outras atividades que resultem em experiência acadêmica e profissional e desenvolvam seu senso crítico e participativo.

 

Locais de atuação
Academias, clubes, creches, centros comunitários, órgãos governamentais, centros de pesquisa, asilos, hospitais, centros de saúde, centros de estética, hotéis, centros de recreação e lazer, empresas de consultoria, indústrias, entre outros, exceto no contexto escolar.

 

Coordenação
Prof. Dr. Luciano Basso
 



Licenciatura em Educação Física 

 

 

Objetivo
Preparação de profissionais na área de Educação Física para atuação na rede escolar.

 

Formação
O aluno receberá, além dos conhecimentos básicos da área, uma formação voltada à Pedagogia com vistas ao entendimento da educação formal e à compreensão da relevância da Educação Física como disciplina curricular. Será preparado para que possa atuar na criação, planejamento, implantação, desenvolvimento, adminis-tração e avaliação de conteúdos da Educação Física Escolar nos ensinos infantil, fundamental e médio.

 

Perfil do aluno
Tem suas áreas de interesse voltadas à compreensão dos processos envolvidos na aprendizagem, no desenvolvimento humano e na qualidade de vida. O formando deve ser capaz de compreender a importância da Educação Física no processo de socialização e do ensino-aprendizagem. Será estimulado a realizar análise dos aspectos psicológicos, filosóficos, históricos, biológicos, sociais e físicos envolvidos no movimento humano. Deve buscar constante atualização bibliográfica, contatos com profissionais da área, participação em iniciação científica, monitoria e eventos, de forma a desenvolver seu senso crítico e participativo.

 

Locais de atuação
O licenciado em Educação Física poderá exercer suas atividades em locais onde se desenvolvam a escolarização, seja na rede ensino municipal, estadual ou particular.
 

Coordenação
Profa. Dra. Ana Cristina Zimmermann