Pós-Graduação - Stricto sensu

De natureza mais acadêmica e voltada para a geração do conhecimento, engloba o Mestrado e o Doutorado e destina-se à formação de pesquisadores com amplo domínio de seu campo de saber. Na Escola de Educação Física e Esporte temos o Mestrado e o Doutorado em Ciências, nas áreas de concentração Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte e Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte.

 

Regime Didático

A integralização dos estudos necessários ao Mestrado e Doutorado se expressa em unidades de crédito. Cada crédito corresponde a 15 horas de atividades. São necessários, no mínimo:

 

Para o Título de Mestre:

- 96 créditos (no mínimo 40 em disciplinas ou em disciplinas e atividades programadas, no mínimo 24 na área de concentração). Serão atribuídos 56 créditos para o preparo da dissertação. 

 

Ingressantes a partir de 2014, ou ingressantes em anos anteriores que aderiram às Resoluções CoPGR 6651 e 6652:  

- 96 créditos, assim distribuídos: 56 créditos para o preparo da dissertação e 40 créditos, no mínimo, somente em disciplinas ou em disciplinas e créditos especiais; dos créditos em disciplinas, obrigatoriamente o interessado deve cursar: 4 créditos em disciplina relacionada à Metodologia da Pesquisa, 4 créditos em disciplina relacionada à Estatística e 4 créditos em disciplina relacionada à Filosofia da Ciência.

 

O candidato ao Título de Doutor, portador do título de Mestre pela USP ou com equivalência por ela reconhecida:

- 160 créditos (no mínimo 24 em disciplinas ou disciplinas e atividades programadas, no mínimo 14 na área de concentração). Serão atribuídos 136 créditos para o preparo da tese.

 

Ingressantes a partir de 2014, ou ingressantes em anos anteriores que aderiram às Resoluções CoPGR 6651 e 6652:  

- 160 créditos, assim distribuídos: 136 créditos para o preparo da Tese e 24 créditos somente em disciplinas ou em disciplinas e créditos especiais.

 

O candidato ao Título de Doutor, não portador do título de Mestre:

- 192 créditos (no mínimo 56 em disciplinas ou disciplinas e atividades programadas, no mínimo 34 na área de concentração). Serão atribuídos 136 créditos para o preparo da tese.

 

Ingressantes a partir de 2014, ou ingressantes em anos anteriores que aderiram às Resoluções CoPGR 6651 e 6652:  

- 192 créditos, assim distribuídos: 136 créditos para o preparo da Tese e 56 créditos somente em disciplinas ou em disciplinas e créditos especiais; dos créditos em disciplinas, obrigatoriamente o interessado deve cursar: 4 créditos em disciplina relacionada à Metodologia da Pesquisa, 4 créditos em disciplina relacionada à Estatística e 4 créditos em disciplina relacionada à Filosofia da Ciência.