Estágio PAE

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005 (alterada pelas Portarias GR-4391, de 03 de setembro de2009 e GR 4601, de 19 de novembro de 2009), destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação. Sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.
 
A Etapa de Preparação Pedagógica para a EEFE é a disciplina EFP 5757 Docência no Ensino Superior (clique aqui para visualizar a Preparação Pedagógica de todas as Unidades da USP). Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Secretaria de Pós-Graduação da EEFE.
 
Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtiveram aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e poderão receber créditos pela atividade. O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

Inscrições PAE

Datas de inscrição:
1º semestre de 2019 - 08 de outubro a 28 de outubro de 2018
2º semestre de 2019 - 22 de abril a 12 de maio de 2019
 
 
 
  

Edital PAE/EEFE – 1º Semestre de 2019

Data de entrega de Relatório do Estagiário e Ficha de Avaliação: 03 de agosto de 2019.

 

Edital PAE/EEFE – 2º Semestre de 2019

 
 

Comissão do PAE/EEFE-USP

Clique aqui para baixar as diretrizes


 

Comissão Coordenadora do PAE

Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa - Representante da Pós-Graduação 

Prof. Dr. Luciano Basso - Representante da Comissão de Graduação

Maria Teresa da Silva Pinto Marques (Representante Discente)