Qualificação/Defesa

Qualificação

Para os alunos que ingressaram ANTES DE 2014 e NÃO aderiram às Resoluções CoPGR 6651 e 6652:  
O objetivo do exame de qualificação é avaliar a maturidade do candidato na sua área de investigação e deve, preferencialmente, ser realizado nas etapas iniciais dos trabalhos de dissertação ou tese. Para solicitar o exame de qualificação, o aluno deve entregar na Secretaria de Pós-Graduação, seis exemplares do Relatório de Atividades e seis exemplares do projeto de pesquisa, além da solicitação formal para realização do exame e uma lista de nomes de especialistas da área para subsidiar a decisão da CPG na composição da Comissão Examinadora.
 
Para a apresentação do relatório de atividades desenvolvidas no curso, serão necessários os seguintes documentos: cópia do Planejamento Individualizado de Curso aprovado pela CPG-EEFE-USP; cópia do Histórico Escolar; disciplinas cursadas e respectivas análises, abordando uma avaliação circunstanciada do conteúdo desenvolvido e procedimentos usados pelo professor responsável e produção técnico-científica e relação de outras atividades vinculadas ao programa durante o período do Curso de Pós-Graduação. Deverá constar ainda do relatório, um resumo indicando a situação do aluno no programa.
O prazo para inscrição no exame é de 21 meses para o mestrado, 28 meses para o doutorado e 36 meses para o doutorado direto.
 
Ingressantes a partir de 2014, ou ingressantes em anos anteriores que aderiram às Resoluções CoPGR 6651 e 6652:  
O EQ terá como objetivo principal avaliar a maturidade acadêmico-científica do aluno, com base no projeto de pesquisa, no relatório de atividades e no conhecimento do aluno na área de investigação específica de sua dissertação ou tese.
 
Para solicitar o exame de qualificação, o aluno deve entregar na Secretaria de Pós-Graduação, sete exemplares do Relatório de Atividades e do projeto de pesquisa, além da solicitação formal para realização do exame e uma lista de nomes de especialistas da área para subsidiar a decisão da CPG na composição da Comissão Examinadora. No ato da inscrição, o interessado deverá escolher uma área de investigação sobre a qual ministrará uma aula em nível de graduação. De acordo com o Ofício Circular CPG/8314/EEFE/02062014, o sorteio será realizado no Serviço de Pós-Graduação, setenta e duas horas antes do exame, e deverá contar com a presença de um dos interessados (aluno ou orientador). O aluno de Mestrado poderá ser reprovado, aprovado para o Mestrado ou aprovado para o Doutorado, não havendo atribuição de conceito. O aluno de Doutorado Direto poderá ser reprovado, aprovado para o Mestrado ou aprovado para o Doutorado, não havendo atribuição de conceito. O aluno de Doutorado poderá ser reprovado ou aprovado, não havendo atribuição de conceito.
 
O aluno que for reprovado no EQ poderá repeti-lo apenas uma vez. A inscrição deve ser realizada no prazo de noventa dias a contar da reprovação no primeiro exame. O novo exame deve ser realizado em até sessenta dias a partir da inscrição.
 
O prazo para inscrição no exame é de 18 meses para o mestrado, 24 meses para o doutorado e 30 meses para o doutorado direto.
Para que constem na pauta das reuniões ordinárias da CPG, recomendamos que os documentos a serem apreciados pelo colegiado sejam entregues na Secretaria de Pós-Graduação até uma semana antes do calendário estabelecido. Consulte o calendário no menu horizontal acima, Pós-Graduação > Informações Gerais > Calendário Acadêmico.
 

 

 

Defesa

De acordo com o Edital Normativo 04/2014, a formatação técnica dos trabalhos depositados a partir de 1º de maio de 2014, deverá seguir as Diretrizes para elaboração de dissertações e teses, aprovadas pela CPG em 27 de fevereiro de 2014, disponível neste site, em Área Aluno/Diretrizes .

A CPG recomenda que sejam anexadas às dissertações e teses que envolvam experimentos com animais, o parecer de aprovação de uma CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais). 

 

Para os alunos que ingressaram ANTES DE 2014 e NÃO aderiram às Resoluções CoPGR 6651 e 6652: 

Para a defesa, o aluno deverá entregar oito exemplares, no caso de mestrado, e doze exemplares, no caso de doutorado, da dissertação/tese, dos quais um deve ser em capa dura, com revestimento em percalux na cor preta, os demais devem ser em espiral. Os exemplares deverão estar acompanhados da solicitação formal de defesa, assinada pelo orientador e pelo aluno e uma cópia digital da dissertação/tese, para fins de alimentação do banco da Biblioteca Digital. 

 

Ingressantes a partir de 2014, ou ingressantes em anos anteriores que aderiram às Resoluções CoPGr 6651 e 6652:  

Para a defesa, o aluno de Mestrado ou Doutorado deverá entregar nove exemplares da dissertação/tese, dos quais um deve ser em capa dura, com revestimento em percalux na cor preta, os demais devem ser em espiral. Os exemplares deverão estar acompanhados da solicitação formal de defesa, assinada pelo orientador e pelo aluno e uma cópia digital da dissertação/tese, para fins de alimentação do banco da Biblioteca Digital. 

Para que constem na pauta das reuniões ordinárias da CPG, recomendamos que os documentos a serem apreciados pelo colegiado sejam entregues na Secretaria de Pós-Graduação até uma semana antes do calendário estabelecido. Consulte o calendário no menu horizontal acima, Pós-Graduação > Informações Gerais > Calendário Acadêmico.