Pós-Doc (Pós-Doutorado)

O Programa de Pós-Doutorado é desenvolvido sob a supervisão de um professor doutor, de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 5868 e a RESOLUÇÃO No 6016 da Universidade de São Paulo, podendo ser desenvolvido em tempo integral ou parcial, com duração mínima de três meses e máxima de dois anos, podendo haver renovações. O candidato deverá contatar um professor da sua área de interesse (Grupos de Pesquisa) que será responsável pelo Programa de Pós-Doutorado. Além do desenvolvimento do projeto de pesquisa proposto, o pós-doutorando deverá participar de outras pesquisas e atividades desenvolvidas no Departamento. Os resultados dos estudos desenvolvidos devem ser publicados em co-autoria com os docentes envolvidos e anexados ao Relatório Final.

 

MODALIDADE BOLSISTA

Pesquisadores poderão candidatar-se aos diversos Programas de Bolsas de Pós-Doutoramente. Consulte as páginas dos programas:
- EEFEUSP/CAPES - Programa Nacional de Pós Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES)
- FAPESP - Programa de Bolsa de Pós-Doutorado
- CNPq – Programa de Bolsa de Pesquisa – Pós-Doutorado
 

 

MODALIDADE SEM BOLSA - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

A Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo em reunião realizada em 09 de dezembro de 2011, aprovou os presentes critérios, em conformidade com o estabelecido na Resolução nº 6016, de 11 de outubro de 2011 que altera dispositivos da Resolução nº 5868/2010, que dispõe sobre o programa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com relação ao inciso III do artigo 3º - modalidade sem bolsa.
A aprovação para ingresso no Programa de Pós-Doutorado – modalidade sem bolsa na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo se dará mediante o atendimento dos critérios:
I - Para o candidato:
a) obter, no mínimo, o mesmo critério de pontuação vigente requerida para o credenciamento de orientador no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, sem a obrigatoriedade de uma publicação de determinado nível Qualis.
II - Para o Supervisor:
a) estar credenciado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo como orientador de pós-graduação nível doutorado, e;
b) justificar a contribuição do estágio para o candidato e para o grupo no qual será realizada a pesquisa.
III - Para o projeto:
a) ser previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa para início do Programa.
IV - Para conclusão do Programa:
a) apresentar relatório final destacando a contribuição para o grupo de pesquisa e para o candidato. Eventuais publicações relativas ao programa devem ser juntadas ao processo.


Documentos necessários para se inscrever no Programa:

Formulário de cadastro inicial
- Projeto de pesquisa; 
- Cópia do RG. Para estrangeiros, RNE ou protocolo e cópia do visto de permanência no Brasil em vigência ou protocolo; 
- Cópia do CPF; 
- Cópia do Comprovante do Título de Doutor; 
- Cópia do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa;
Anexo I – Termo de Compromisso para modalidade sem bolsa
Anexo II – Termo de Ciência do Empresa/instituição que possua vínculo empregatício
Anexo III - Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual
- Currículo Lattes do candidato.

 

A documentação completa deverá ser encaminhada à Comissão de Pesquisa da EEFE-USP.

Para o término do programa:
- Formulário de encerramento

Para uso da CPq - pós-doc sem bolsa:
Formulário para elaboração de parecer
 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DIDÁTICA PARA PÓS-DOUTORANDOS EM ATIVIDADES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

A capacitação didática em atividades dos cursos de graduação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para o ensino em nível superior dos pós-doutorandos vinculados à Universidade de São Paulo.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS PRESENCIALMENTE NA SECRETARIA DA EEFE-USP. Para mais informações, por gentileza, leia o edital completo abaixo.

 

Edital

Plano de atividades

Ficha de inscrição