Curso de Liderança e Coaching para a comunidade USP

5º Curso – Treinamento em Liderança-Coaching

Público-alvo: funcionários não-docentes e docentes da USP, e alunos de pós-graduação da USP

Docente: Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ USP

Local: Anfiteatro Altino Antunes FMVZ-USP

Datas:
Das 8h as 12h30min
Março: 8, 10, 15, 17 e 29
Abril: 5, 6, 12, 14, 19, 26
Maio: 3, 5, 10 e 17.

Pré-inscrições (vagas limitadas) até dia 8 de fevereiro com:
Giovanna Favarati – giovannafavarati@gmail.com

Mensagem do Prof. Gioso:

Informamos que este treinamento não é comum, ou seja, são abordagens profundas sobre liderança, sobre personalidade das pessoas, sobre seus comportamentos. Quem já o fez diz que nunca havia feito curso parecido; embora o conteúdo fosse semelhante, a abordagem é muito distinta para a grande maioria! Faremos exercícios práticos de coaching. Tragam lápis/caneta e um caderno, por favor.
Não serve para lavação de roupa suja de nossa USP, e sim de profunda reflexão de cada participante do curso sobre seu papel neste mundo.
Por isto não pode haver mais que uma falta. Existe uma continuidade, com aprofundamento a cada aula.

Se quiserem ler sobre alguma coisa previamente, leiam este texto curto abaixo, por favor.

Gente que não quer mudar

Marshall Goldsmith, de abril de 2008, publicado na Harvard Business Online:
“Por acaso seu trabalho é ajudar as pessoas a obterem mudanças positivas em seus comportamentos? Como você lida com aquelas que não têm vontade de mudar? Eu não lido. Você já tentou alguma vez mudar o comportamento de um adulto que não tinha nenhum interesse em mudar? Quão bem-sucedido você foi nas suas tentativas? Já tentou mudar o comportamento de seu parceiro, sócio ou parente, que não demonstrou nenhum interesse em mudar? Como isso funcionou para você? Meu palpite é que você tentou e foi sucessivamente malsucedido. Se eles não se importam, não desperdice seu tempo. Pesquisa sobre coaching é algo claro e consistente. Coaching é normalmente algo normalmente que dá certo quando aplicado a pessoas com potencial, com quem deseja melhorar-se, não para pessoas que não têm interesse em mudanças. Isso é verdade independentemente se você desempenha um papel de coach, gestor, amigo ou membro da família. Seu tempo é limitado. O tempo que você desperdiça orientando pessoas que não se importam é um tempo roubado das pessoas que desejam mudar. Como exemplo particular, minha mãe, que era considerada uma professora primária excepcional, tratava os membros de nossa família eternamente como estudantes do primeiro ano, meu pai inclusive. Ela vivia corrigindo as pessoas. O nome do meu pai era Bill. Toda vez que ele cometia um erro de linguagem, ela dizia: Bill! Bill! Uma vez, compramos um papagaio. Em um curtíssimo período de tempo, ele aprendeu a gritar “Bill, Bill!”. Meu pai passou a ser corrigido até por um papagaio. Anos passaram. Quando certo dia minha mãe corrigiu meu pai por um erro gramatical que ele tinha cometido pela milésima vez, meu pai suspirou e disse: “Querida, estou com 70 anos de idade. Deixa pra lá.” Se você ainda está tentando mudar pessoas que não tem interesse em mudanças, siga o conselho do meu pai. “Deixa pra lá”.

Este autor é considerado top no mundo do coaching. Lida apenas e tão somente com líderes bem sucedidos, presidentes de grandes empresas.”

Não é possível comentar esse post.

Cursos Externos

Cursos Escola USP