comunidade usp

Atemporal, Mafalda desembarca em São Paulo

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
USP e A Sociedade

 

Por Ana Luiza Tieghi
A exposição pode ser visitada na Praça das Artes entre os dias 16 de dezembro e 28 de fevereiro

A exposição pode ser visitada na Praça das Artes entre os dias 16 de dezembro e 28 de fevereiro

Exposição em comemoração aos 50 anos  da personagem emblemática chega à Praça das Artes em dezembro

 

Um ícone dos quadrinhos chega a São Paulo em dezembro. Ela é uma menina pequena, que adora um vestido vermelho. Pensou que fosse a Mônica? Pois quem desembarca para uma temporada na Praça das Artes é Mafalda, a famosa personagem do cartunista argentino Quino. Criada em 1964, essa criança de opiniões fortes e polêmicas completa 50 anos, e a mostra “O Mundo de Mafalda” vem para celebrar a data.

Apesar do meio século de existência, as tiras de Mafalda mantêm o frescor e a atualidade. Sempre com ótimas sacadas, a personagem critica a política e a sociedade dos anos 60 e 70, período no qual os desenhos foram originalmente publicados. Seus posicionamentos e reflexões podem ser transpostos com facilidade para os dias de hoje. “A maestria de Quino se encontra tanto no traço quanto no texto, que aborda temas existenciais e psicológicos revestidos de situações cotidianas. Mesmo quando trata de política e de fatos datados, transcende a problemática alcançando a situação humana por trás dos acontecimentos”, defende José Luiz Herência, diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, que promove a exposição juntamente com a Secretaria de Cultura da cidade e a produtora Mundo Giras.

E não é só de reproduções dos desenhos de Quino que vive a exposição. São 13 módulos e duas oficinas, que apresentam diversos elementos que fazem parte do mundo de Mafalda, como a sua casa, o carro de seus pais, seus amigos, seu armário, globos terrestres (que Mafalda chamava “terráqueos”) e uma vitrola antiga, além de ambientes frequentados por ela, como a mesa familiar. Esses cenários permitem que o visitante conheça o universo no qual a personagem estava inserida, e então compreenda com outros olhos as histórias criadas por Quino.

Também estão na mostra os amigos Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille e Libertad, companheiros de Mafalda e que figuram em diversas tiras. As crianças que visitarem a exposição poderão desenhar e pintar utilizando carimbos com os principais personagens das histórias de Mafalda. “A exposição, pensada para adultos e crianças, traz ao público brasileiro a oportunidade de vivenciar e explorar esta personagem paradigmática”, afirma Herência.

“O Mundo de Mafalda” chega ao Brasil depois de passar por Argentina, México e Chile. “A exposição foi sucesso em todos os países por onde passou”, conta o diretor da Fundação Theatro Municipal, acrescentando que a mostra apresentada na Praça das Artes será completa, com todos os elementos que foram levados aos demais países.

O autor

Elementos presentes no universo de Mafalda ajudam a compor a exposição, como o carro de seus pais

Elementos presentes no universo de Mafalda ajudam a compor a exposição, como o carro de seus pais

Joaquim Lavado, o Quino, nasceu na cidade de Mendoza, filho de pais espanhóis. Quino iniciou-se no mundo das artes gráficas pela influência de seu tio, Joaquín Tejón, que era pintor e desenhista.  “Ele é um gênio dos quadrinhos que será sempre atual”, acredita Herência. Atualmente, o criador de Mafalda vive recluso e deixou de desenhar. Novas histórias de Mafalda foram raras após 1973, quando o artista optou por parar de publicar as tiras. Uma das exceções que Quino concedeu foi em 1976, quando desenhou um pôster para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em prol da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

A personagem mais famosa de Quino é um ícone tão forte na Argentina que virou até nome de uma praça em Buenos Aires. O desenho do cartunista também foi comparado diversas vezes ao igualmente famoso Charlie Brown, do americano Charles M. Schulz. “Mafalda tornou-se internacional e atemporal”, complementa o diretor da Fundação Theatro Municipal.

Serviço

Com entrada franca, a mostra “O Mundo de Mafalda” abre para visitação na Praça das Artes no dia 16 de dezembro, e poderá ser vista até 28 de fevereiro de 2015, todos os dias, das 9h às 20h. Mas fique atento: nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e entre os dias 1º e 6 de janeiro a exposição não abre. A Praça das Artes está localizada na av. São João, 281, Centro, próxima às estações Anhangabaú e República do Metrô.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores