Notas

Aventura em favor da saúde

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
A saúde brasileira tem cura?

 

Por PAULO HEBMÜLLER, do Jornal da USP

Dezenas de profissionais de saúde voluntários, toneladas de equipamentos, envolvimento de estruturas locais na triagem e no atendimento: é a complexa preparação de mais uma viagem dos Expedicionários da Saúde, que de 15 a 23 de novembro vão atender a população indígena macuxi na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Não se trata de uma ação para consultas simples ou mera distribuição de medicamentos: os Expedicionários montam um moderno centro cirúrgico móvel, composto por três tendas destinadas a cirurgias e três para outros procedimentos e atendimentos nas especialidades de oftalmologia, ginecologia e odontologia.

O Centro Cirúrgico possui equipamentos de última geração, forração térmica e aparelhos de ar-condicionado. Toda a energia consumida pelos equipamentos é fornecida por oito grupos geradores, também levados pelos voluntários. “Temos uma organização bem qualificada e com uma expertise que inexiste no Brasil”, diz o ortopedista de Campinas Ricardo Affonso Ferreira, diretor executivo e um dos fundadores dos Expedicionários da Saúde.

 

Parcerias

A organização teve origem nas viagens que um grupo de amigos, em sua maioria médicos, realizava por vários lugares do Brasil. Em 2002, ao visitar o Pico da Neblina, no Amazonas, o grupo teve contato com uma aldeia yanomami. O confronto com uma realidade tão diferente daquela em que viviam motivou os amigos a mudar o foco das viagens e procurar criar uma iniciativa que favorecesse a população indígena amazônica.

Um dos primeiros passos foi conversar com as instituições de atendimento à saúde na região para entender como elas atuavam e assim planejar ações que as envolvessem. Em 2003 foi oficialmente estruturada a Associação Expedicionários da Saúde, que desde então leva medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, a regiões isoladas, beneficiando populações indígenas e ribeirinhas.

Parcerias com empresas públicas e privadas, doações e trabalho voluntário de profissionais de diferentes áreas têm permitido que os Expedicionários – associação constituída como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – realizem as ações. Uma parceria fundamental é com a Força Aérea Brasileira (FAB), já que se trata de transportar, a partir de Campinas, sede da organização, algo como dez toneladas de equipamentos para a montagem do centro cirúrgico móvel a cada expedição.

 

Amazônia Legal

A primeira expedição foi realizada em fevereiro de 2004, com destino a Iauaratê, povoado do município de São Gabriel da Cachoeira (AM). De lá para cá, mais de 20 outras expedições foram organizadas na Amazônia Legal. O número de consultas chega perto de 20 mil, enquanto o total de cirurgias ultrapassa 3.100.

A mais recente foi também em Roraima, na região de Surucucus, Terra Indígena Yanomami. Um hospital de campanha foi montado próximo ao 5º Pelotão Especial de Fronteira do Exército para a realização das cirurgias e consultas. Mais de 60 voluntários, entre médicos e enfermeiros, participaram da expedição, além de cerca de 80 servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), que se envolveram na triagem e apoio aos atendimentos. A organização também atuou no Haiti nos meses seguintes ao terremoto que devastou várias cidades do país no início de 2010.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores