Notas

Bulimia e anorexia, preste atenção!

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
A necessidade de quebrar um tabu

 

Por Cinderela Caldeira

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que a cada dois dias, em média, uma pessoa é internada por anorexia ou bulimia nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, no Estado de São Paulo. Nos sete primeiros meses do ano foram 97 internações para tratamento do distúrbio.

A bulimia é um transtorno mental caracterizado, geralmente, pela ingestão compulsiva e rápida de grande quantidade de alimento, seguida por condutas compensatórias inadequadas para evitar o ganho de peso e pelo medo mórbido de engordar. A bulimia se divide em dois subtipos clínicos: o purgativo, que utiliza laxantes, diuréticos e mecanismo de autoindução ao vômito, para compensar a alta ingestão calórica; o outro se utiliza somente de jejuns e atividades físicas excessivas, para evitar o ganho de peso.

Uma pessoa com anorexia recusa-se a manter o peso mínimo de acordo com sua idade e altura, podendo estar com o peso corporal 15% abaixo do esperado. Há uma distorção da imagem corporal, queixa-se da forma física.

Segundo especialistas, a internação é um dos fatores que determinam o sucesso do tratamento, para isso é importante observar os indícios da doença: ansiedade, fuga de situações que envolvam alimentação como almoço entre amigos e familiares, percepção de estar gordo, mesmo estando magro demais, resistência ao ganho ou à manutenção do peso, medir o peso várias vezes ao dia, compulsão por exercícios físicos e dietas, depressão e insônia, uso excessivo do banheiro, excesso de autocrítica sobre o peso e o corpo, abuso de álcool e drogas, uso descontrolado de laxantes e diuréticos.

O padrão de beleza ligado à magreza é um culto disseminado desde os anos 60 pela indústria da moda e é um dos fatores dos distúrbios alimentares. Por isso observe os indícios apontados e na dúvida consulte um especialista.

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores