comunidade usp

Campeões na vida

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Vencendo as dificuldades

 

Por Marcelo Rollemberg, diretor de Redação

Segundo dados do Censo Demográfico 2010 do IBGE, cerca de 24% da população brasileira – o equivalente a mais de 45 milhões de pessoas – declarou ter algum tipo de deficiência. São números substantivos, mas que não devem levar ninguém à depressão. Pelo contrário. Cada vez mais essa parcela da população tem encontrado tratamentos para reabilitação que auxiliam a ter uma vida mais independente. Não precisamos nem falar das recém-encerradas Paralimpíadas de Londres, que coroaram atletas como o nadador Daniel Dias. Sétimo lugar no quadro geral de medalhas, o Brasil mostrou que, com o auxílio e o incentivo corretos, os portadores com deficiência têm totais condições de ter uma vida normal, independente e vitoriosa.

Mas nem todo portador de deficiência vai se tornar atleta paraolímpico. Mas todos querem ter uma vida saudável e digna. E é exatamente disso que trata nossa matéria de capa, trazendo dados e informações a respeito de laboratórios e institutos – da USP e fora dela – que auxiliam essas pessoas a serem cidadãos plenos. É isso o que de fato importa. A deficiência não pode ser um fator impeditivo para que as pessoas realizem suas tarefas e, mais importante: fiquem realizadas consigo mesmas.

Esta edição da Espaço Aberto inaugura uma nova seção, ao trazer artigo escrito pelo professor José Roberto Castilho Piqueira, vice-diretor da Poli. Trata-se de um espaço destinado a artigos e opiniões bem fundamentadas de nossos leitores. Sempre que recebermos textos importantes, iremos compartilhá-los.

 

Marcello Rollemberg, Diretor de Redação

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores