comunidade usp

Cativos do Reino – A circulação de escravos entre Portugal e Brasil

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Aulas digitais e educação on-line

 

Renato Pinto Venancio, doutor pela Universidade de Paris Sorbonne, apresenta, em Cativos do Reinos o panorama da circulação de escravos pelo império luso-brasileiro, bem como as suas principais semelhanças e disparidades.

O livro busca aprofundar as pesquisas a respeito das práticas socioeconômicas e culturais da época. Venancio mostra a diferença demográfica do contingente escravo na colônia e na metrópole, além de contrastar os negros como força de mão de obra em solo brasileiro e como símbolo de poder e status em solo português.

Semelhanças entre as noções étnicas e raciais que permeavam a cultura de Brasil e Portugal são apresentadas na obra. Do ponto de vista escravo, as formas de resistência também mostram traços em comum.

O livro é mais um importante item na vasta obra do autor que já vem abordando as relações entre Brasil e Portugal ao longo dos anos.

Título: Cativos do Reino – A circulação de escravos entre Portugal e Brasil
Autor:
Renato Pinto Venancio
Editora:
Alameda
Páginas:
276
Preço:
R$ 42,00

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores