comunidade usp

Cultura e Extensão Universitária e os direitos humanos

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Violências emanam de mais de uma fonte

 

Cecília BastosA Universidade de São Paulo tem trabalhado na difusão de suas ações no campo dos direitos humanos. Se estas ações estão espraiadas por toda a USP como locus efetivo de sua reflexão, também é aqui que há décadas a sua expressão se explicita e maximiza. Neste aspecto, é na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que as ações visando a sua efetividade encontram guarida e expressão maior.

Neste sentido, a atual gestão mantém programas concentrados no Núcleo dos Direitos, procurando dar -lhes cada vez maior densidade e aproximando-os dos anseios da comunidade uspiana e da sociedade civil.

Mesmo num momento de contenção financeira ditada pelo comando do orçamento, a PRCEU mantém todos os seus programas e atividades, consideradas a sua importância e relevância.

Universidade Aberta à Terceira Idade ─ Possibilita ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

USP Diversidade Desenvolve ações que estimulem a solidariedade e a promoção e o respeito aos direitos humanos. De início, o programa trata da diversidade sexual, a qual demanda ações mais imediatas. Gradualmente ele será ampliado.

USP Legal   Articulação de ações conjuntas das diferentes áreas da Universidade para assegurar a plena inclusão de alunos e servidores com deficiência. O programa atua com uma abordagem sociotécnica para desmontar os processos excludentes dentro da Universidade.

Núcleo de Excelência pela Primeira Infância ─ Pretende desenvolver projetos de extensão visando o cuidado e a prevenção em todas as áreas, junto às crianças e seus familiares.

Programa Aproxima-Ação ─ Tem como missão promover a cidadania e a garantia dos direitos de crianças e jovens socialmente vulneráveis das comunidades próximas ao campus Butantã da USP.

Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ─ É um programa de extensão que promove a economia solidária, incentiva e apoia a constituição de empreendimentos em comunidades da periferia da cidade de São Paulo, formando grupos para a prática da autogestão e sua inserção no mercado em diversas atividades econômicas.

Também o já famoso e concorrido Giro Cultural USP que promove passeios gratuitos à população com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da Universidade, e que, em 2013, atendeu mais de 3 mil visitantes. E a Tenda Cultural Ortega y Gasset, fruto de parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o Banco Santander, que nasceu da percepção de que é necessário ampliar o diálogo da Universidade com a sociedade. Concebida para receber as mais diversas manifestações culturais e científicas, é um espaço de reflexão que cria oportunidades de intercâmbio entre as várias áreas do conhecimento.

Maria Arminda do Nascimento Arruda
Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária
Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Rubens Beçak
Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores