comunidade usp

Diversidade de linguagens e técnicas nas artes visuais

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Aulas digitais e educação on-line

 

Gabriela Stocco

Instalação Khaza, da artista Cláudia Hersz

Mostra

Mostra reúne exposições individuais simultâneas no CCSP

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove até 28/10 a “II Mostra do Programa de Exposições 2012”, que consiste em um bloco exposições individuais e simultâneas. Nesse modelo, diferentes artistas dividem o mesmo ambiente, mas cada um deles expõe seu trabalho independentemente dos outros.

José Augusto Ribeiro, responsável pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP na época da preparação da exposição, conta que os artistas interessados em participar da mostra se inscrevem com seu portfólio. Em seguida, a comissão julgadora, formada por artistas, críticos e historiadores de arte não funcionários do CCSP, os seleciona. Dessa forma, há uma grande diversidade entre os trabalhos.

Para esta edição, foram selecionados os artistas Claudia Hersz, Fabio Riff e Guga Szabon, Marina Rheingantz e Marlene Stamm, escolhidos pela comissão julgadora – formada pela artista Ana Maria Tavares e pelo curador Moacir dos Anjos. Também participam da mostra os artistas convidados Mabe Bethonico e Egídio Rocci, que apresentam projetos inéditos.

Le Roi Ciel, também presente na instalação Khaza, brinca com a imagem de Roberto Carlos

Claudia Hersz apresentará a instalação Khaza, um ambiente aberto ao público, forrado com tapetes e repleto de detalhes interessantes, como as peças L’Aspirateur e Le Roi Ciel, esta última uma divertida apropriação da imagem do cantor Roberto Carlos.

Já a artista Marlene Stamm exporá uma série de aquarelas chamada “24 horas de luz”, em que pinta palitos de fósforo queimados por diferentes períodos de tempo. Marina Rheingantz também apresenta pinturas, mas em grandes telas, como na obra Lustre (160 x 210 cm). Fabio Riff e Guga Szabon apresentam a obra “Miragem”, com imagens que se assemelham a mapas.

Escultura Avião, do artista convidado Egídio Rossi

Já Egídio Rossi, que agora expõe como artista convidado, já participou da Mostra do Programa de Exposições como artista selecionado anos atrás. Na ocasião, ele foi premiado com aquisição de uma de suas obras para a coleção de arte da cidade de São Paulo, administrada pelo CCSP.

Segundo José Augusto Ribeiro, o projeto pretende dar espaço aos artistas, mas não apenas no início de suas carreiras: “Queremos acompanhar o artista. No caso do convite ao Egídio, foi determinante o fato de já ter uma obra dele no acervo do CCSP, por isso o trabalho dele merece essa projeção pública”. Agora, Egídio apresenta uma obra inédita, uma escultura de madeira em escala média, que representa uma caixa para transporte de avião.

Tela Lustre, de Marina Rheingantz

O curador conta que, no caso de Mabe Bethonico, o convite para expor uma obra inédita no CCSP veio por conta de outra exposição em cartaz no centro, Obra e Documento – Arte/Ação e 3nós3. A exposição em questão acontece ao mesmo tempo da II Mostra e tem como tema a documentação, que se relaciona muito com o trabalho de Mabe.

O trabalho apresentado por ela reunirá reprodução de gravuras de um livro sobre as condições de trabalho no setor de mineração do estado de Minas Gerais. Além disso, serão expostos fotos e trechos de relatórios do Ministério do Trabalho. Ribeiro comenta: “Ela realiza pesquisas artísticas e socioculturais. São pesquisas de campo, levantamentos de texto e imagens, um trabalho de documentação”.

 

II Mostra do Programa de Exposições 2012
Data:
até 28/10
Horário: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Piso Caio Graco – Centro Cultural São Paulo – R. Vergueiro, 1.000 – Paraíso – São Paulo
Mais informações: (11) 3397-4002

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores