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Educação e a redução na criminalidade

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A busca pelo desenvolvimento sustentável

 

ReproduçãoAnalisar a relação entre educação e violência, observando se a educação pode contribuir para reduzir a violência e o crime, foi o objetivo do estudo realizado por Kalinca Léia Becker, economista, no programa de pós-graduação em Economia Aplicada, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

O estudo foi realizado por meio de dois ensaios. No primeiro, foram coletadas evidências de que a atuação pública na área da educação poderia contribuir para reduzir o crime no médio e no longo prazo. Analisando nessa fase o impacto do gasto público em educação na redução da taxa de homicídios, foram utilizados dados dos Estados brasileiros, entre os anos de 2001 e 2009.

No segundo ensaio foram analisados alguns fatores do ambiente escolar e do seu entorno que poderiam contribuir para a manifestação do comportamento violento dos alunos, a partir de dados disponibilizados nas Provas Brasil de 2007 e 2009. Este ensaio foi financiado pelo programa Observatório da Educação, uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Paulo SoaresDe acordo com a pesquisadora, as análises são complementares na busca de soluções para o problema. “O primeiro fornece uma ampla análise agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação da violência”, afirma.

A pesquisa comprovou a influência da educação no comportamento dos alunos. Foi constatado no primeiro ensaio que, quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido. Para isso é necessário que a escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento. No segundo ensaio observou-se que as escolas com traços de violência, como depredação do patrimônio, tráfico de drogas, atuação de gangues, entre outros, podem influenciar a manifestação do comportamento agressivo dos alunos. Através do estudo, as políticas públicas para reduzir o crime na vizinhança da escola podem contribuir significativamente para reduzir a agressividade dos alunos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Esalq,  Lucas Jacinto

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