comunidade usp

Exposição Índia! chega a São Paulo

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
A sensação dos dias de poucas horas

 

Raphael Martins

“Buda no momento de iluminação” representa uma das várias vertentes religiosas presentes na Índia

Parceria entre Centro Cultural Banco do Brasil e Sesc São Paulo reúne diversos acervos que contam a trajetória histórica da civilização indiana

A exposição “Índia!” é a nova realização da parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) e o Sesc São Paulo. Com curadoria geral de Pieter Tjabbes e produção da Art Unlimited, a mostra acontece entre os dias 13 de fevereiro e 29 de abril de 2012 e permeia a história e cultura indiana.

Bodh Gaya, escultura em pedra exposta no CCBB

O público começa a visita assistindo a um filme de sete minutos que prepara o visitante para embarcar em uma verdadeira viagem pelo país. No hall de entrada da exposição, será montado um altar com a imagem de Ganesh, a mais conhecida e venerada representação de Deus no hinduísmo, simbolizada por uma divindade de quatro braços, barriga grande e a cabeça de um elefante com uma presa só.
Depois da iniciação, é a hora de conferir o acervo montado especialmente para essa exposição. Idealizada em três blocos temáticos, expostos simultaneamente no CCBB, a exposição reúne obras datadas de 200 a.C a 2011 e que pertencem aos mais diversos acervos do mundo, incluindo itens dos museus de Arte Asiática (Berlim), Rietberg (Zurique), Volkenkunde (Leiden, na Holanda), do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), entre outros. São mais de 350 peças, entre objetos de arte popular, fotografias, pinturas e esculturas sacras, que traçam um panorama que vai do milenar ao contemporâneo.

A pegada representada na escultura é associada ao mestre Buda

No primeiro bloco, “Homens”, encontram-se objetos usados no cotidiano do povo indiano, tanto no meio rural como urbano. São utilitários e acessórios simples, como vestimentas, máscaras, instrumentos musicais, pinturas. Nesse segmento, o destaque fica para toda a produção têxtil indiana que, incentivada pelo líder pacifista Mahatma Gandhi (para não depender da produção inglesa da época), tornou-se, nessa época, uma das atividades econômicas mais importantes do país.
O bloco “Deuses” traz esculturas, pinturas e objetos de diferentes épocas para explicar as principais religiões presentes na Índia: hinduismo, islamismo, cristianismo e budismo.

Ravana, o boneco da sombra

A “Formação da Índia Moderna” é o bloco final, que conta, através de gravuras, peças de mobiliários e uma seleção de fotografias antigas, episódios históricos de formação da atual sociedade indiana. São cerca de 100 imagens pertencentes à Fundação Alkazi, de Nova Déli, que mostram a visão do indiano sobre seu povo e o desenvolvimento das cidades entre 1860 e 1920, inclusive analisando a influência dos colonizadores portugueses e ingleses no processo.

Paralelamente, o núcleo de arte contemporânea será apresentado na exposição “Índia – Lado a Lado”, que estreia no dia de 25 de fevereiro, no Sesc Belenzinho. A exposição reúne obras de 19 grandes artistas da cena contemporânea indiana.
A mostra tem curadoria da brasileira, residente em Berlim, Tereza de Arruda e a participação de artistas como Baiju Parthan, Bharti Kher, Gigi Scaria, Jitish Kallat, Manjunath Kamath, Nalini Malani, Ravinder Reddy, Reena Kallat, Riyas Komu, Sheba Chhachhi, Shilpa Gupta, Surekha, entre outros nomes da arte indiana.
Depois de temporada no Rio de Janeiro, as exposições passam pela cidade de São Paulo e devem ir para Brasília no mês de maio.

 

Exposição Índia!

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Telefone:
(11) 3113-3651
Ingressos: Entrada gratuita
Horários: terça a domingo, das 9h às 21h
Abertura: 13 de fevereiro (convidados)
Exposição: de 14/2 a 29/4

Índia – Lado a Lado
Local: Sesc Belenzinho – rua Padre Adelino, 1.000, Metrô Belém
Telefone: (11) 2076-9700
E-mail: email@belenzinho.sescsp.org.br
Ingressos: Entrada gratuita
Horários: Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h30
Abertura: 25 de fevereiro, às 11h (para convidados)
Exposição: 26 de fevereiro a 29 de abril

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores