Notas

HC alerta para cuidados com dietas da moda

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Vencendo as dificuldades

 

Cinderela Caldeira

Nutricionista do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) alerta para os riscos que as dietas da moda podem representar à saúde. Uma das dietas mais comentadas atualmente é a do óleo de coco, que vem com a promessa de estimular o metabolismo, promover a queima de gordura e reduzir a fome. Nela, é recomendado o consumo de três colheres de sopa do óleo associado a uma dieta equilibrada, na qual sugere um cardápio com 1,2 mil  calorias diárias.

Maíra Branco, nutricionista do HC, diz que a perda de peso rápida está relacionada a um risco de ganho de peso. “A perda de água e massa magra, mantendo a gordura corporal, ocasiona a chance de flacidez. Além disso, as dietas muito restritas podem causar deficiência de vitaminas e minerais”, explica.

Maíra esclarece, ainda, que o óleo de coco é rico em gordura saturada,  e que ingerido em excesso tem efeitos maléficos ao organismo. O consumo exagerado de gordura saturada está associado ao aumento do colesterol. A recomendação de ingestão total de gordura saturada, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Associação Médica Brasileira e a American Heart Association, é de 7% de todo o valor calórico consumido.

Associando a proposta de dieta de 1,2 mil calorias com a ingestão de três colheres de sopa de óleo de coco, o consumo de gordura saturada chegaria a cerca de 20% do valor energético total. Isto corresponde a mais que o dobro do consumo máximo recomendado, além de não haver comprovação científica sobre as propriedades atribuídas ao óleo de coco.

De acordo com especialistas, o emagrecimento saudável está na reeducação alimentar através de uma alimentação saudável equilibrada, associada à ingestão de água.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores