comunidade usp

Maria Antonia recebe obras contemporâneas da Paraíba

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
50 anos em prol do livro universitário

 

João Vitor Oliveira

ARTE

Exposição integrou a 17ª Semana de Arte e Cultura da Universidade, mas continua em cartaz até o final deste mês

São Paulo é considerado o principal polo cultural do Brasil. Longe daqui, porém, a arte toma caminhos diferentes. O Centro Universitário Maria Antonia está recebendo a exposição “13 Artistas Contemporâneos Paraibanos”. Resultado de parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, a mostra fez parte da 17ª Semana de Arte e Cultura da USP, ocorrida em setembro, mas continua em cartaz até 25/11. A entrada é franca.

Exposição reúne vídeos, pinturas, instalações e fotografias

Com curadoria de Raúl Córdula, ela reúne obras vanguardistas de artistas paraibanos de expressão nacional e internacional que despontaram nas décadas de 1960 e 1970 e conquistaram destaque muito antes da acolhida da arte contemporânea em outros Estados do Nordeste. São pinturas de Alice Vinagre, Braz Marinho, Rodolfo Athayde e Dantas Suassuna; instalação fotográfica da ceramista Rosilda Sá; fotografias de João Lobo; instalações de Marlene Almeida, Luiz Barroso, Chico Pereira e Célia Araújo; vídeos de Marcelo Coutinho e Chico Dantas; e estampas de Dyógenes Chaves.

“Essa exposição, localizada em um espaço acadêmico extramuros, possibilita ao público paulistano o contato com produções de qualidade que hoje se espalham até pelo exterior, mas que muitas vezes não passam por São Paulo, principal polo cultural do País.”, explica Chico Pereira. O artista foi responsável por coordenar as atividades das universidades paraibanas na USP durante a Semana de Arte e Cultura e se encarregou, assim, da organização dessa mostra. Ele destaca ainda o importante papel que as universidades cumprem ao abrir espaço para iniciativas como essa. “É uma verdadeira oportunidade de se refletir sobre o que se faz e o que se vê da produção acadêmica na cultura e nas artes.”

O escritor paraibano Ariano Suassuna (centro) em palestra logo após a abertura da exposição. Ao seu lado, Maria Arminda Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão (direita), e Moacyr Moraes, diretor do Maria Antonia (esquerda)

Com base no diálogo que Córdula manteve com os artistas desde a segunda metade do século 20, “13 Artistas Contemporâneos Paraibanos” aponta os vários caminhos que a arte contemporânea tomou no Brasil fora das grandes cidades do Sul e Sudeste. “A iniciativa de promover o novo ao lado do acervo histórico se enquadra em uma perspectiva de regionalidade e memória”, declara Pereira. “É a preservação do passado e a promoção da contemporaneidade além de suas fronteiras.”

Local: Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antônia, 258 e 294, Vila Buarque
Temporada: até 25/11
Horários: terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
OBS.: entrada franca

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores