comunidade usp

Mercadores de braços

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Aulas digitais e educação on-line

 

Paulo Cesar Gonçalves, mestre e doutor em História Econômica pela USP, apresenta Mercadores de braços, livro que analisa o movimento migratório com especial atenção aos investimentos públicos que financiaram a política imigratória brasileira.

A obra aborda o século 19, no qual se iniciou a maior movimentação de povos da história. Nesse período, a Itália transformou-se na principal exportadora de mão de obra para o Novo Mundo. Os Estados Unidos receberam o maior contingente, seguidos por Argentina e Brasil, este último caracterizado por uma política imigratória bastante ativa na atração de mão de obra estrangeira.

O alto lucro que o processo migratório gerava estimulou a especialização das atividades de recrutamento, transporte e distribuição de emigrantes. Negócio que contou com a participação de diversas empresas, além dos serviços públicos nos países de origem e chegada. Percebe-se, assim, uma rede de negócios com claro objetivo financeiro.

Titulo: Mercadores de braços
Autor: Paulo Cesar Gonçalves
Editora: Alameda
Páginas: 538
Preço: R$ 70,00

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores