comunidade usp

Nem Cidadãos, Nem Brasileiros

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
O fim das sacolas plásticas

 

A pesquisa inovadora de Fernanda Sposito mostra que a questão indígena foi um ponto importante durante a formação do Estado e da nação brasileira, aspecto este que tem sido negligenciado pela historiografia.

Os índios, além das mortandades que sofreram no mundo real ao longo dos séculos, também foram eliminados ou minimizados dos eventos históricos, fruto dos preconceitos etnológicos de muitas gerações de historiadores.

Fernanda mostra como, para os estudos das ciências humanas, a história dos índios passou a ganhar fôlego a partir da década de 1970. Isso se deveu ao aporte de novos métodos de análise, em diálogo com a antropologia, a linguística, a arqueologia, além da própria mobilização dos grupos indígenas na luta pelos seus direitos dentro do atual modelo da sociedade brasileira.

Fernanda Sposito é bacharel e licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), com mestrado no Programa de História Social, também da FFLCH.
Título: Nem Cidadãos, Nem Brasileiros
Autora: Fernanda Sposito
Editora: Alameda
Preço: R$ 40,00
Páginas: 292

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores