comunidade usp

Núcleo dos Direitos da PRCEU oferece cursos gratuitos

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Dificuldades de uma Brasil quase-leitor

 

Por Ana Luiza Tieghi
Aula do curso “Direitos da Pessoa com Deficiência”, que ocorreu no dia 5 de dezembro de 2014

Aula do curso “Direitos da Pessoa com Deficiência”, que ocorreu no dia 5 de dezembro de 2014

Iniciativa permite que servidores e docentes ampliem seus conhecimentos sobre direitos humanos

 

Você sabia que a USP possui um espaço dedicado à defesa e divulgação dos direitos humanos? É o Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), que também oferece cursos aos interessados em aprender mais sobre os temas relacionados à defesa dos direitos de todos os cidadãos.

“O núcleo é a reunião de vários programas da Universidade que trabalham questões ligadas aos direitos humanos, como mobilidade, acessibilidade, de gênero e da terceira idade e integração de pessoas com deficiência”, afirma o coordenador do núcleo e professor da Faculdade de Direito Rubens Beçak.

O coordenador explica que alguns programas do Núcleo dos Direitos já existiam de forma difusa na USP, muitos há décadas, mas faltava uma entidade que unisse essas iniciativas e cuidasse de sua continuidade.

Um dos destaques da atuação do núcleo são os cursos sobre direitos humanos ministrados gratuitamente para o público da Universidade. “Houve várias turmas de cursos ao longo do tempo, mas tivemos um adensamento nessa gestão da professora Maria Arminda do Nascimento Arruda na PRCEU”, conta Beçak.

Em fevereiro serão ministrados dois cursos: Formação em Direitos, Gênero e Sexualidade e Práticas de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Preparação de material didático acessível.

O primeiro ocorre nos dias 11 e 12, com duração total de 8 horas. O público-alvo são guardas universitários, profissionais da vigilância da USP e também terceirizados, além de funcionários ligados ao Crusp e unidades acadêmicas da Cidade Universitária. O objetivo do curso é atualizar e ampliar o conhecimento dos participantes quanto aos direitos das mulheres, da população LGBT e afrodescendente.

Já Práticas de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Preparação de material didático acessível acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, com 16 horas totais de duração. O objetivo é orientar professores de cursos que contemplem alunos com deficiências físicas sobre a preparação de material didático, de forma que proporcione a esses alunos uma vivência acadêmica plena. O público-alvo do curso são os servidores da USP, em especial os docentes.

Para o primeiro curso estão abertas 50 vagas, enquanto para o segundo são apenas 20. Outros cursos já estão programados para março e abril. Para saber mais informações e fazer sua inscrição, acesse http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/. Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos e com vagas limitadas.

Os comentários estão fechados.

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores