comunidade usp

O ódio à democracia

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
São Paulo, a terra da seca

 

Neste ensaio, Jacques Rancière, um dos mais importantes filósofos da atualidade, conduz o leitor pela história da crítica à democracia para situá-la no cerne político da atualidade, procurando esclarecer o que há de novo e revelador no sentimento antidemocrático, manifestação tão antiga quanto a noção de democracia. Dessa forma, repensa o poder subversivo do ideal democrático e o que se entende por política.

O autor faz uma análise oportuna sobre as contradições dos Estados democráticos e lança uma afirmação polêmica: “Não vivemos em democracias. Vivemos em Estados de direito oligárquicos, em um sistema que dá à minoria mais forte o poder de governar sem distúrbios”.

Título: O ódio à democracia
Autor: Jacques Rancière
Editora: Boitempo
Páginas: 128
Preço: R$ 29,00

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores