comunidade usp

Perspectivas administrativas pós-Programa de Incentivo à Demissão Voluntária

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
A Universidade contribuindo para a cidade

 

Por Ana Carla Bliacheriene

Marcos SantosUma vez divulgados os resultados do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, voltado a servidores celetistas da USP, abre-se espaço para a Vice-Reitoria dar suporte aos diretores e servidores nessa nova etapa de reorganização administrativa da USP.

Houve a adesão de 1.510 servidores e o deferimento de 1.452 das inscrições, com redução dos gastos na folha de pagamento da USP da ordem de 4,4% o que corresponde a cerca de R$ 16 milhões mensais. Os desligamentos ocorrerão entre fevereiro e abril de 2015. O investimento da USP no programa será de cerca de R$ 300 milhões, respeitando o valor máximo de R$ 400 milhões, aprovado pelo Conselho Universitário. O PIDV representou uma redução em torno de 8,5% do quadro total de servidores técnicos e administrativos ativos na Universidade e atingiu parcialmente e positivamente seu objetivo.

Do total de inscrições válidas, 990 (68%) enquadravam-se no grupo de trabalhadores com idade entre 55 e 67 anos de idade e 20 anos ou mais de tempo de trabalho na USP, grupo considerado prioritário para o atendimento. A média de idade do total de servidores contemplados pelo programa é de 57 anos, com aproximadamente 26 anos de serviços prestados à USP. A distribuição dos aprovados no processo foi de 533 (37%) do grupo Básico, 672 (46%) do grupo Técnico e 247 (17%) do grupo Superior. Em relação ao total de servidores de cada um desses grupos, os aprovados no grupo Básico representam 11%, no grupo Técnico, 8%, e, no grupo Superior, 6%.

O cuidado em fornecer a melhor informação possível aos servidores e promover os melhores esforços para a execução do PIDV guiou os servidores da administração para alcançar o êxito apresentado. Houve uma articulação positiva e exitosa entre Departamento de Recursos Humanos, Departamento Financeiro e Superintendência de Tecnologia da Informação.

A próxima etapa a ser trilhada é a conclusão da análise dos impactos do PIDV nos recursos humanos e processos específicos das unidades e órgãos da USP para auxiliá-los na sua reorganização administrativa.

O Sistema USP Oportunidades, cujo objetivo é promover a mobilidade de servidores entre setores da Universidade, terá ampliação e continuidade e será uma importante ferramenta para auxiliar as unidades de ensino e pesquisa a racionalizar e otimizar suas estruturas administrativas.

A continuidade da discussão do Plano de Cargos e Funções junto à comunidade uspiana também será um importante instrumento de mobilidade e valorização dos servidores da Universidade. A restituição breve da Comissão Central de Recursos Humanos, com a participação da administração, docentes e servidores, põe-se como destaque nesse processo.

A reorganização do sistema de treinamento dos setores administrativo, acadêmico e financeiro da Universidade permitirá o aperfeiçoamento das práticas dos servidores já atuantes nessas áreas, bem como permitirá a adaptação de servidores mobilizados pelo USP Oportunidades.

Francisco EmoloCom a implantação dos pilotos dos sistemas compartilhados de serviços, pretende-se atender as unidades com a eficiência e a qualidade necessárias, racionalizando alguns processos da administração.

Além disso, a atuação local dos diretores no intuito de mapear os processos locais, rever a alocação dos recursos humanos, revisar a estrutura organizacional das suas unidades também se coloca como essencial nesse processo institucional maior de rever os modelos administrativos da USP. Nesse sentido, o coordenador da Administração Geral, seus diretores departamentais e grupo de trabalho específico já estão recebendo os diretores de órgãos e unidades para auxiliá-los nesse processo.

Se inicialmente a  adoção do PIDV teve como um dos principais objetivos contribuir para o processo de equilíbrio orçamentário da Universidade por meio de um redimensionamento de seus quadros, agora pode se apresentar como oportunidade para repensar processos e melhorar as práticas administrativas da USP.  Para tanto, será necessário que todos nós, principalmente os que ocupam funções administrativas e de gestão nas unidades e nos órgãos centrais, assumamos nosso papel de gestores e responsáveis por esse processo.

Ana Carla Bliacheriene
Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Vice-Reitoria Executiva de Administração e professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

 

Os comentários estão fechados.

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores