Notas

Pesquisa abre caminho para novas drogas contra doença degenerativa

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Tratamento de saúde na era digital

 

Cinderela Caldeira

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença progressiva e fatal caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, e dados científicos indicam que o processo de agregação da proteína superóxido dismutase desempenha um papel importante no mecanismo da doença.

Pesquisadores do Instituto de Química (IQ) e do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) da Fapesp ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) descreveram, em artigo publicado no The Journal of Biological Chemistry, uma nova via de agregação da proteína, relacionada com a oxidação de um de seus resíduos de aminoácido: o tripofano 32 (um aminoácido encontrado na superóxido dismutase de humanos e símios, mas não em outro mamífero.

Segundo Ohara Augusto, professora do IQ  e coordenadora do Redoxoma, a superóxido dismutase é uma das principais defesas antioxidantes do organismo humano, e tem como função neutralizar um radical livre de oxigênio que, em excesso, pode ser tóxico para as células.

Essa descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novas drogas contra a doença, que é considerada rara, atingindo uma em cada 10 mil pessoas. O caso mais conhecido é o do cientista britânico Stephen Hawking, da University of Cambridge, no Reino Unido.

Algumas modificações oxidativas na enzina relacionadas com a ELA já haviam sido descritas por outros grupos, mas o trabalho dos pesquisadores do Redoxoma foi o primeiro a descrever a oxidação do aminoácido  tripofano 32.

Ohara avalia que caso novos estudos comprovem que também in vivo pode ocorrer a formação do radical carbonato e a consequente oxidação do tripofano, e que isso leve à agregação proteica, então esse aminoácido poderá se tornar um alvo terapêutico.

Fonte: Fapesp

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores