Notas

Pesquisadores de Piracicaba estudam composição da cerveja

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
50 anos em prol do livro universitário

 

Cinderela Caldeira

A cerveja, bebida mais consumida no País, tem em sua composição cevada, lúpulo e água, até aí nenhuma novidade. O que poucos sabem é que o milho faz parte da composição da bebida nacional e pode representar até metade de sua composição.

Pesquisa realizada no Laboratório de Ecologia Isotópica no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) em Piracicaba analisou 77 marcas de cerveja, sendo 49 nacionais e 28 importadas, fabricadas na Europa, América do Sul e do Norte e China.

A legislação brasileira estabelece que parte da cevada pode ser substituída por outros cereais. Contudo, a substituição da cevada não deve ultrapassar 50%. Se isso ocorrer, o produto deve ser chamado com o nome do vegetal, por exemplo, cerveja de trigo.

De acordo com Sílvia Fernanda Mardegan, coordenadora do estudo, foram utilizados isótopos estáveis de carbono para determinar a composição das marcas pesquisadas. “Constatamos que o milho é um importante componente da bebida brasileira. Com base nesses dados, descobrimos que, do total das 77 marcas analisadas, apenas 21 utilizam somente a cevada. Os valores isotópicos de 16 cervejas brasileiras indicam a presença de cerca de 50% de milho em sua composição”, conta.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores