Notas

Projeto Chuva Online

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Dificuldades de uma Brasil quase-leitor

 

Por Cinderela Caldeira

Divulgação/EACHO Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) está testando uma nova tecnologia capaz de monitorar a ocorrência de chuvas em pequenas e médias cidades. O Projeto Chuva Online é coordenado por Carlos Augusto Morales Rodriguez, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, e conta com dois minirradares. Um instalado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) e outro, no Instituto de Física na Cidade Universitária.

Os minirradares foram escolhidos por terem a vantagem de um custo menor, 100 mil euros, comparado aos radares convencionais, 600 mil euros. Além disso, tem o custo de manutenção que anualmente corresponde a 30% do valor total do equipamento. Outra vantagem é a portabilidade. Em razão de suas dimensões, eles podem ser transportados para outro lugar sem gerar uma grande demanda para a mudança.

O custo-benefício é uma das vantagens
da utilização dos mini radares

O alcance de monitoramento dos equipamentos instalados é de 21 quilômetros, fazendo varreduras a cada cinco minutos, mostrando as informações meteorológicas da região metropolitana de São Paulo, que ficarão disponíveis em tempo real no portal do chuva online (www.chuvaonlie.iag.usp.br).

O projeto foi criado a partir de um acordo de cooperação entre a Prefeitura da cidade de São Paulo, a Defesa Civil, a USP e o Climatempo que concede gratuitamente todos os dados necessários para as pesquisas desenvolvidas pela Universidade, envolvendo o IAG, a Prefeitura do Campus da Capital, o Instituto de Física e a Each.

Os comentários estão fechados.

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores