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Cuidar de corpo e mente é saída para envelhecer com saúde

 

Por William Nunes
stoa

O Stoa é uma rede social da qual fazem parte membros e até ex-membros da comunidade USP

Sistema da Universidade pretende aliar a tecnologia ao ensino e ir além das salas de aula

Com a efervescência das novas tecnologias, muitos campos da sociedade passaram a sentir a necessidade de se adaptar. Não foi diferente na área da educação. Foi pensando neste processo de adequação às novidades que, em 2007, pesquisadores da USP criaram o Stoa, coordenados pelo professor Ewout ter Haar, do Instituto de Física (IF). O projeto é uma rede social que busca integrar alunos, docentes e funcionários, bem como membros que já não são mais da Universidade. Para se cadastrar, basta ter tido um número USP alguma vez na vida.

Além da rede social, em 2009 foi adicionada a ela uma nova funcionalidade, conhecida como Moodle do Stoa. “Acrescentamos um ambiente virtual de aprendizagem, uma ferramenta oferecida para apoio às salas de aula”, esclarece Haar. A diferença entre os dois serviços agora oferecidos está na proposta pedagógica de cada um. Na rede social, é possível criar um perfil individual e ganhar com isso várias ferramentas de praxe, como postar e ler conteúdos e poder fazer seu círculo de contatos. Já no Moodle, o espaço não é criado para uma pessoa específica, mas para uma determinada disciplina ministrada pela Universidade. Do ponto de vista de um aluno, professor ou funcionário, a rede social não faz distinções, são todos usuários comuns. No Moodle, cada um tem um status e nível de permissão diferentes, de acordo com a função que exerce. Nele, professores podem criar e oferecer uma disciplina e levantar um ambiente de apoio para ela. Dentro dessas estruturas, o aluno tem acesso ao material disponibilizado, de acordo com a permissão que o sistema fornece a ele em sua condição de estudante.

Metas

O Stoa vem buscando ampliar seu reconhecimento na comunidade acadêmica com a colaboração do Apoio Técnico-Pedagógico (ATP), grupo que, segundo o professor Haar, “incentiva os programas de tecnologia educacional na USP e é vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências”. Recebe apoio, também, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Quando o projeto estava se iniciando, o grupo responsável buscou alunos de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) para a criação da arte de um cartaz de divulgação. No período, havia uma verba para publicidade que foi investida em uma campanha de distribuição de panfletos e aluguel de espaço para cartazes do site no Cepeusp. Entretanto, a longo prazo não houve mais condições de prosseguir com o processo. “Nós não tivemos mais ‘perna’ para realmente fazer uma pesquisa de eficácia dessa campanha. Foi a primeira e única vez que fizemos uma campanha de assistência ao Stoa através dos meios mais tradicionais de publicidade”, diz o professor Haar. Após isso, o sistema cresceu de uma forma mais natural. “Foi via boca a boca, como um viral. As pessoas comentavam entre elas, encaminhavam, compartilhavam links”, conclui ele.

Francisco Emolo

Professor Ewout ter Haar, do Instituto de Física (IF) e coordenador do projeto Stoa

Desde então, o Moodle do Stoa tem crescido cada vez mais, mesmo sem muito suporte publicitário. Em 2009, no início do projeto, eram pouco menos de 400 ambientes de disciplinas cadastrados. Em 2013, o número mais que triplicou, e cresceu para quase 1.500, sendo a Escola Politécnica detentora da maior quantidade de conteúdo no site. O professor Haar avalia que em 2014 este número cresça cerca de 30% em relação ao ano passado. “Parece muito, mas são 1.500 matérias feitas pela ordem de mil professores. A meta é triplicar isso.” A Universidade tem 6 mil professores e 12 mil ofertas de disciplinas todos os anos, incluindo todas as unidades. Ao mesmo tempo, o Stoa recebe, em média, 15 mil usuários ativos toda semana para atividades acadêmicas, e mais uma vez o professor Haar reitera: “Você acha que é muito, mas a USP tem 60 mil alunos. Isso mostra que ainda há bastante espaço para o sistema do Stoa crescer. Esta é uma das metas, simplesmente, de crescer e oferecer essa infraestrutura para o maior número de pessoas possível”.

A segunda meta que o projeto Stoa visa a atingir a partir de agora vai além do número de acessos e da divulgação da rede social e do Moodle. “Só crescer na quantidade não é o único objetivo. Eu gostaria muito que as pessoas melhorassem qualitativamente quando usassem esse sistema”, diz o professor. Quando se oferece uma rede com baixa participação na internet, acontece um fenômeno estatístico chamado cauda longa, em que um baixo número de pessoas usa as ferramentas de modo complexo. “Hoje, para mim é impensável não usar a tecnologia educacional. Dou aula de Física e nunca abro mão de usar uma animação que esteja on-line.” Porém, o coordenador enfatiza que o projeto não diz como um professor deve trabalhar, mas ele oferece muitas ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Haar, o primeiro passo para aumentar o nível de complexidade no uso do Moodle é qualificar os professores, atualizando o sistema constantemente e mostrando o que é possível fazer nesta rede.

Novo layout e algumas funções

Página inicial do Moodle em seu novo layout, mais moderno

A fim de cumprir o objetivo de qualificar as pessoas para uso do Moodle, uma das tarefas da equipe é divulgar as atualizações que ocorrem. É possível encontrar todas as novidades adicionadas ao sistema na página do Apoio Técnico-Pedagógico da USP.

Recentemente, o layout da rede passou por algumas modificações para melhorar sua usabilidade. A primeira delas diz respeito à praticidade de navegação: a interface é agora mais limpa, mais intuitiva e o usuário encontra o que quer com mais facilidade. O site também está passando por um processo de adaptação às plataformas móveis, como os tablets, sendo agora, inclusive, disponível para Android. Foi adicionada também a função de comentários em arquivos PDF, onde o aluno pode enviar seu trabalho para o professor através do próprio sistema e o docente pode interagir dentro do próprio documento. Além disso, o Moodle do Stoa possui inúmeras outras ferramentas, como upload de arquivos, calendário, provas on-line e gravação de voz.

Mais informações: http://disciplinas.stoa.usp.br/

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