Notas

Teste inédito de prevenção de câncer colorretal no HU

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Existe privacidade no mundo virtual?

 

Por Cinderela Caldeira

-fachda-hu-004O Hospital Universitário (HU), desde março, está com uma campanha de prevenção de câncer colorretal (CCR). O projeto coordenado por Marcelo Rodrigues Borba e Luis Masúo Maruta, médicos do hospital, investigará a presença de sangue oculto nas fezes com o uso de teste inédito específico para sangue humano.
A campanha, voltada para servidores técnico-administrativos e docentes, terá a participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Segundo Marcelo Borba, o câncer colorretal tem índice de cura de cerca de 90% quando diagnosticado em fase inicial. A campanha é dirigida às pessoas com idade entre 50 e 70 anos, interessadas em participar. Inicialmente será feita uma entrevista que buscará fatos que possam se relacionar com a doença. Entre os sintomas que devem ser observados estão: alteração do hábito intestinal, anemia, emagrecimento acentuado e antecedentes familiares com CCR.
A vantagem da técnica é que não será preciso qualquer tipo de dieta para a realização do exame. O método convencional para esse tipo de rastreamento é por colonoscopia,  um procedimento de custo elevado e que exige preparativos prévios. O projeto tem apoio do governo japonês, por meio da Tokyo Medical and Dental University e da Clínica Lãs Condes, de Santiago, no Chile, onde este tipo de programa preventivo é realizado de forma rotineira.
Os participantes do estudo com resultado positivo serão encaminhados para a realização da colonoscopia. Estão envolvidos nesta campanha, 15 médicos, três enfermeiros e cerca de dez técnicos do HU. Os docentes e servidores técnico-administrativos interessados em participar devem procurar o Serviço de Endoscopia do HU.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores