comunidade usp

Uma viagem pela cultura da USP

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Mais atenção aos desastres naturais

 

Por Ana Luiza Tieghi
Visitantes ouvem as informações passadas pela guia em frente ao Museu Paulista

Visitantes ouvem as informações passadas pela guia em frente ao Museu Paulista

CULTURA

Programa facilita o acesso ao patrimônio cultural da Universidade

A USP possui uma grande variedade de museus, bibliotecas e centros de difusão cultural. Mas todo esse potencial tem um público cativo? A atual pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, fez um levantamento e encontrou uma resposta desanimadora: grande parte dos estudantes, funcionários e mesmo professores não costuma frequentar as opções oferecidas pela Universidade.

Essa constatação motivou a criação do Giro Cultural USP. O programa criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) está em funcionamento desde o segundo semestre de 2012 e é composto por quatro opções de roteiros, que levam os visitantes interessados a um passeio pelo campus da Cidade Universitária e também por algumas atrações culturais de São Paulo que são ligadas à USP. Como afirma Maria Arminda, “a Universidade tem uma importância muito grande dentro da cultura de São Paulo” e torná-la acessível é essencial.

Além de facilitar o acesso aos centros de cultura da USP, o Giro Cultural possui uma infraestrutura voltada para o melhor aproveitamento dos roteiros. Itens como música clássica durante o trajeto e guias treinados para desempenhar a função tornam a experiência mais completa. “Os guias que acompanham os roteiros são estudantes de graduação e pós-graduação”, conta a pró-reitora. A aluna do 2º ano de Letras Joice Soares Ribeiro é monitora do programa há cinco meses e considera a experiência muito prazerosa, “a gente aprende muito”, afirma.

Os passageiros podem ouvir música clássica durante o trajeto

Os passageiros podem ouvir música clássica durante o trajeto

O roteiro pioneiro do Giro Cultural USP foi o Vista Panorâmica. Nele, os visitantes circulam pelo campus em um ônibus, passando por várias escolas, faculdades e museus, enquanto aprendem sobre a história da USP e de sua criação. O Vista Panorâmica continua sendo realizado e o ônibus sai sempre às segundas-feiras às 14h e quintas-feiras às 9h.

Dentro da Cidade Universitária são realizados ainda mais dois roteiros: o Acervo Cultural e o Científico. O primeiro é composto por visitas ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), Paço das Artes, Museu do Brinquedo (na Faculdade de Educação) e Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Nesse roteiro, os visitantes realizam paradas para conhecer os locais e têm a oportunidade de observar as exposições e o acervo que essas instituições possuem. O ônibus que leva os visitantes para o roteiro Acervo Cultural sai às terças-feiras, 10h, e sextas-feiras, 13h30.

O terceiro passeio realizado no campus, o Científico, contempla os museus do Instituto de Geociências (IGc), Oceanográfico (IO) e de Anatomia Veterinária (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia), além do Show de Física, no Instituto de Física.“O roteiro é divertido. O Museu Oceanográfico tem projeções em 3D, é a parte mais lúdica”, conta Joice.Abordando um outro lado da cultura presente na Universidade, é uma boa opção para aqueles que adoram as áreas de exatas e biológicas. Tem saída às quartas-feiras às 14h e quintas-feiras às 9h30.

“A maioria [dos visitantes] gosta bastante e volta para fazer os outros passeios”, afirma a monitora. No começo do ano, muitos alunos também indicam os roteiros para seus calouros como uma forma destes conhecerem a Universidade. Todos os roteiros realizados dentro da Cidade Universitária partem do Centro de Informações, que fica na Praça Reinaldo Porchat, 110, próximo à Portaria 1.

Além do campus

O Museu de Anatomia Veterinária também faz parte do roteiro Científico

O Museu de Anatomia Veterinária também faz parte do roteiro Científico

Mas a contribuição da Universidade para a cultura de São Paulo não está fechada no campus da Cidade Universitária. Pela cidade, vários museus e centros de exposição são mantidos pela USP, e por meio deles é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo. Para ajudar as pessoas a conhecerem estes locais, foi criado recentemente mais um roteiro no programa Giro Cultural, o São Paulo Modernista. Esse roteiro foi “um desdobramento da ideia, pois a USP é muito maior do que apenas o campus”, conta Maria Arminda.

Com foco na fase modernista pela qual a cidade passou, na primeira metade do século 20, o roteiro leva os passageiros a visitas ao Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga), à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) na rua Maranhão, em Higienópolis, e termina com uma visita ao MAC do Parque do Ibirapuera. “Há toda uma história da cidade que passa a ser conhecida”, afirma a pró-reitora. Esse roteiro é realizado aos sábados e tem duração média de quatro horas. Os ônibus partem da estação de metrô Alto do Ipiranga, às 10h.

Perspectivas para o futuro

A grande procura pelos roteiros do Giro Cultural USP surpreendeu a própria Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O sucesso do projeto motiva seus idealizadores a continuar expandindo-o. “Por que não fazer a São Paulo Ecologia, Áreas Carentes ou Processos Renováveis de Urbanização?”, questiona Maria Arminda. Áreas para a expansão não faltam e a Universidade comporta mais roteiros que explorem seus recursos culturais e de formação. “É uma forma da Universidade devolver o que ela recebe da sociedade”, complementa.

Todos os roteiros são gratuitos. Para participar dos passeios no campus, envie um e-mail para girocultural@usp.br. Os interessados em participar do roteiro São Paulo Modernista devem ligar para o telefone (11) 3721-5720 ou mandar um e-mail para eventos@sinteseeventos.com.br.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores