Notas

Veneno de cobra contra o câncer de pele

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
USP se destaca em rankings internacionais

 

Cinderela Caldeira

O Instituto Butantan está desenvolvendo pesquisa utilizando uma toxina isolada da cascavel, a crotamina. Em testes realizados em camundongos com câncer de pele (melanoma), a sobrevida do animal aumentou em 70%, além de retardar significativamente o desenvolvimento do tumor ou inibir sua formação por completo.

A crotamina, aparentemente, não interfere no processo de divisão celular das células normais, permanecendo nas células tumorais por aproximadamente 24 horas, fato que poderá permitir uma única dose diária caso seja utilizada como droga no futuro.

Como as células cancerosas são muito diferentes das normais e a toxina reconhece esta diferença, ela também está sendo utilizada pelos pesquisadores como uma ferramenta biotecnológica para desvendar diferenças entre células, podendo ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos para combater a doença. Antes de ser testada em seres humanos, os pesquisadores estão trabalhando para obter a crotamina na forma sintética. “ A partir disso, poderão começar os testes e se os resultados forem positivos o medicamento para melanoma ou outros tipos de câncer poderão ser produzidos em até cinco anos”, diz Irina Kerlis, geneticista do instituto e coordenadora do projeto.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores