Notas

Vias neurais do medo

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Vencendo as dificuldades

 

Cinderela Caldeira

Estudos realizadas por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e dos Estados Unidos mostraram que tipos distintos de medo – medo de estímulos dolorosos, o medo de predadores naturais e o medo de membros agressivos da mesma espécie – são processados em circuitos neurais independentes entre si.

Os trabalhos realizados em ratos no instituto se basearam na indução nos animais de estímulos de medos instintivos, que se caracterizam como um mecanismo de sobrevivência, e de medos aprendidos, que são culturais e adquiridos ao longo da vida.

Os estudos, coordenados por Newton Canteras, do Laboratório de Neuroanatomia Funcional do ICB, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram capa da revista Nature Reviews Neuroscience, http://www.nature.com/nrn/index.html

De acordo com Canteras, as descobertas foram consideradas importantes porque uma série de patologias humanas deriva do medo, como a ansiedade, a síndrome do pânico e o estresse pós-traumático.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores