Notas

Laboratório de Biologia Molecular no HU

Responsável pelo estudo de doenças infecciosas

Por Cinderela Caldeira

Hospital Universitário (HU) inaugurou em abril o Laboratório de Biologia Molecular, com o objetivo de estudar a epidemiologia e diagnóstico de doenças infecciosas utilizando técnicas de biologia molecular. Antes as análises e procedimentos eram realizados no Laboratório de Patogenicidade Bacteriana, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
De acordo com Marina Baquerizo, professora e diretora de serviço do Laboratório Clínico do HU, a criação do novo setor permitirá um importante salto de patamar na área de pesquisa do hospital.  “Iniciaremos os trabalhos com três projetos, entre eles a validação e implementação da tipagem molecular do pneumococo; caracterização de amostras bacterianas resistentes às substâncias antimicrobianas isoladas de pacientes e detecção de DNA bacteriano em diferentes tipos de amostras clínicas.” A realização desses projetos  poderá diminuir o tempo de internação dos pacientes do HU.

Marina Baquerizo

As doenças infecciosas parasitárias estão entre as principais causas de internação tanto de adultos como de crianças. As doenças mais comuns são meningites, pneumonias e septicemias e os principais agentes são Streptococcus agalactiae, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis e Sreptococcus pneumoniae. Ainda de acordo com a professora Marina, como em qualquer outro hospital, a infecção urinária é a primeira causa de infecção hospitalar, seguida de pneumonia.
“Estima-se que no Brasil a incidência de infecções hospitalares atinge valor superior a 1,2 milhão de pacientes por mês. Um dos principais problemas é a multirresistência relacionada ao Acinetobacter baumannii, responsável pelos surtos de infecções hospitalares em todo o mundo”, conclui a Marina.
Além da professora Marina, participam dos projetos Desirée Frangione, pós-doutoranda; Elizabeth Harummyy Takagi, aluna de doutorado; Silvia Regina dos Santos, aluna de mestrado e Mariana Ribeiro Sanches Ambrosio,  aluna de iniciação científica.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores