Espaço Cultural

Uma viagem cultural

A nova unidade do Sesc em São José dos Campos

A nova unidade do Sesc em São José dos Campos

Nestas férias, uma boa dica é aproveitar as várias atividades culturais nas unidades do Sesc, que traz uma novidade: o Sesc São José dos Campos

O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi fundado em 1946 por iniciativa de representantes do empresariado brasileiro. Criado e mantido pela Confederação Nacional do Comércio, tem como objetivo garantir a democratização do acesso a serviços de educação, cultura, lazer e assistência.
Seguindo o projeto de expansão que inaugurou o Sesc Pinheiros (2004) e Santana (2005), na capital, a rede prevê 11 novas unidades até 2014, incluindo a abertura do Sesc São José dos Campos, que aconteceu em dezembro último.
Atualmente, o Sesc conta com 15 unidades na capital e 16 no interior e litoral, atendendo um total de 300 mil freqüentadores. O plano de crescimento vai instalar, ainda este ano, a Unidade Provisória em Osasco. Em 2010, será concluída a construção do Sesc Belenzinho (que será a maior de todo o Estado), além de unidades em Santo Amaro e Bom Retiro.
Também serão construídas unidades no interior (Jundiaí, Sorocaba e Birigui), concluídas até 2014 ao lado do término da unidade 24 de Maio, da sede definitiva do Sesc Avenida Paulista e construções do Sesc Guarulhos. A proposta é garantir à população atividades culturais e práticas esportivas.

Sesc São José dos Campos – A 100 quilômetros da capital, o novo Sesc está instalado em uma área de mais de 8 mil metros quadrados, na avenida Adhemar de Barros, nº 999. O projeto arquitetônico, assinado por Eduardo de Castro Melo, é funcional, contemplando um auditório, área de convivência, espaços para eventos e exposições, sala de internet livre, área de leitura, salas para ginástica e dança, e muito mais!
Também apresenta algumas práticas ecológicas, com reaproveitamento de águas pluviais, aquecimento solar, utilização do ar quente de rejeito do ar-condicionado para aquecer as piscinas, além de materiais com baixo impacto ambiental. Entre os destaques da programação, o evento Boca Suja, com textos breves da poetisa e doceira Cora Coralina. Dois poemas e uma reflexão sobre a arte culinária e os alimentos são impressos em guardanapos de papel (até 31 de março).

Sesc São Carlos: vários passeios turísticos

Sesc São Carlos: vários passeios turísticos

Ainda no interior, mas nem tanto – O Sesc São Carlos está com uma programação para viagens a Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas Gerais (de 16 a 21 de janeiro, com inscrições até o dia 9), Guarapari – Litoral Capixaba (de 15 a 21 de janeiro; inscrições até o dia 8), e Rio de Janeiro (de 23 a 29 de janeiro; inscrições até o dia 16).
Em Belo Horizonte, por exemplo, serão realizados passeios locais, como a Lagoa da Pampulha e Museu de Arte Sacra, além de saídas para as cidades mineiras de Cordisburgo, Sete Lagoas, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey e Tiradentes, que juntas possuem o maior registro arquitetônico e histórico do ciclo do ouro no Brasil. Guarapari, no Espírito Santo, é conhecida por suas belas praias, areias monazíticas e recorte geográfico, com pequenas áreas e água gelada, excelente para se refrescar no verão. E o passeio ao Rio prevê visita a Petrópolis.
E a partir do dia 10 de janeiro até 28 de fevereiro acontece o Sesc Verão 2009 em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Então, é só escolher, e aproveitar as férias!

A programação completa de todas as unidades do Sesc, além de endereços, telefones e horários de funcionamento, estão no site www.sescsp.org.br.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores