comunidade usp

Homenagem ao Quadrado

Homenagem ao Quadrado, estudo da pintura do artista alemão Josef Albers

Por Cláudia Costa

Duas exposições na cidade mostram a arte do pintor alemão Josef Albers, grande nome das artes plásticas do século 20. “Homenagem ao Quadrado” reúne um conjunto expressivo de 45 pinturas da famosa série homônima, precioso legado do artista ao estudo das cores. Com curadoria de Brenda Danilowitz, da The Josef and Anni Albers Foundation (Estados Unidos), que cedeu a maior parte das obras, incluindo também trabalhos provenientes da Yale University Art Gallery, Hirshhorn Museum e Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

Homenagem ao Quadrado foi iniciada em 1950, em que o artista trabalhava obsessivamente sobre uma estrutura simples de três ou quatro quadrados inscritos um dentro do outro, invariavelmente tencionando o limite inferior. A série aprofundou o estudo da pintura e no Brasil foi apresentada em versão reduzida em 1964, no MAC/USP. E na Pinacoteca do Estado estão 230 trabalhos que evidenciam a forte influência das artes e das culturas pré-colombianas na produção do casal Anni e Josef Albers em “Viagens pela América Latina”. A mostra, que já passou pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri), pelo Museu de Arte de Lima (Peru), pela Casa Luis Barragán (Cidade do México) e pelo Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), também tem curadoria de Brenda Danilowitz. Paralelamente, será realizado um ciclo de palestras com a curadora e pesquisadores.
Ainda na Pinacoteca, duas outras exposições acabam de ser inauguradas.“Margaret Mee – 100 Anos de Vida e Obra” reúne cerca de 100 obras de uma das mais importantes artistas e ilustradoras botânicas do século 20, mostrando as flores brasileiras. São aquarelas e livros de importantes coleções (Instituto de Botânica de São Paulo, Sítio Roberto Burle Marx, Academia Brasileira de Ciência). A curadora Sylvia Brautigam, da Fundação Botânica Margaret Mee, do Rio de Janeiro, selecionou os trabalhos mais emblemáticos, com destaque para as 59 aquarelas dedicadas à espécie das Bromeliáceas, além de uma série de cadernos que documentam as viagens feitas pela artista à floresta amazônica.

A segunda exposição traz o trabalho do grupo Chelpa Ferro criado especialmente para o Projeto Octógono Arte Contemporânea. Considerado um dos mais ativos e provocadores grupos da arte contemporânea brasileira, foi formado em 1995 pelos artistas Luiz Zerbini, Jorge Barrão e Sérgio Mekler, e apresenta uma instalação que consiste na execução de uma programação musical em grandes caixas de som que sobem e descem, em movimentos contínuos, durante oito horas, provocando audições diferenciadas em cada patamar.

Videoarte – O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre sua programação com a mostra itinerante de videoarte “Repeat All”, projeto criado pela associação suíça

    Em Andamento, dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, integra “Repeat All

Em Andamento, dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, integra “Repeat All

Toit Du Monde. Estão reunidos videoartistas de dez países (Espanha, México, Egito, Alemanha, Brasil, Áustria, Israel, Finlândia, EUA, Irã). A mostra é composta por uma seleção de documentários, vídeos de animação, videoclipes, videoperformances, obras de ficção e trabalhos experimentais, com a proposta de discutir questões relacionadas à repetição, ou o loop, na produção contemporânea.

Destaque para o trabalho Disco (2005) da dupla Muntean-Rosmblum (Áustria/Israel), que de maneira lenta e narrativa explora uma situação contemporânea com referências históricas; a ficção Wellfare State (2008), do coletivo espanhol Democracia, em que um evento esportivo reinterpreta a demolição do bairro marginal El Salobral, região madrilenha considerada uma das maiores favelas da Europa; e Em Andamento, dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, com colaboração de Carlos Issa, em que o desenho de uma onda sonora edita fotografias e reconfigura imagens. Com curadoria do suíço Sigismond Vajay, a mostra já foi apresentada na Suíça e Chile, e depois do Brasil segue para Venezuela.

Instituto Tomie Ohtake
Local: Av. Brig. Faria Lima, 201 (entrada pela r. Coropés)
Fone:  2245-1900
Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h
Ingressos: Grátis
Até 1º de março

Pinacoteca do Estado
Local: Praça da Luz, 2, Centro
Fone:  (11) 3324-1000
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 (grátis aos sábados)
Até março

Museu da Imagem e do Som (MIS)
Local: Av. Europa, 158, Jardins
Fone:  (11) 2117-4777
Horário:  de terça a sexta, das 12h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 (grátis aos domingos)
Até 29 de março

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores