comunidade usp

O que é software livre?

Por Maria Clara Matos

Segundo definição da Fundação Software Livre, para ser considerado livre um software deve oferecer a seus usuários quatro liberdades:

1) Liberdade de executar o programa para qualquer propósito;

2) Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades, sendo o acesso código-fonte pré-requisito para isso;

3) Liberdade de redistribuir cópias de modo a ajudar o próximo;

4) Liberdade para aperfeiçoar o programa e liberar seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Quanto à gratuidade, característica muitas vezes atribuída ao software livre, não há referência. Alexandre Oliva, co-fundador da Fundação Software Livre América Latina, esclarece que é perfeitamente possível um software ser livre sem ser gratuito. No entanto ele faz a seguinte ressalva: “Como qualquer um que tenha cópia do programa (Livre) tem a liberdade de distribuí-lo sem ônus, e como a livre distribuição tende a formar comunidades de desenvolvimento do software que beneficiam a todos, praticamente todo software livre, cedo ou tarde, se torna disponível gratuitamente”. Um dos softwares livres mais famosos é o Linux, sistema operacional concorrente ao software proprietário da Microsoft, o Windows.

Alexandre Oliva, membro co-fundador da Fundação Software Livre América Latina

Alexandre Oliva, membro co-fundador da Fundação Software Livre América Latina

Dessa maneira, conclui: “Um mesmo software livre pode ser ao mesmo tempo gratuito e comercial”.  É aí que surgem os novos modelos de negócios que visam a atender a um mercado que necessita de suporte para a manutenção e customização do programa, além de treinamento de recursos humanos para lidar com eles.

A evolução do software livre tem como essência o processo colaborativo da internet e a formação de redes. Marcelo D’Elia Branco, coordenador-geral da Associação Software Livre.org e diretor geral da Campus Party Brasil, caracteriza os  softwares privativos como típicos de uma era industrial, pré-internet, assim como as empresas ligadas a eles, que lucram basicamente com a venda de licenças. Já os softwares livres aproveitam as vantagens da internet para o desenvolvimento colaborativo.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores